🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagem de Hitler cortando o cabelo é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

30 de julho de 2019, 16h56

Trata-se de uma montagem a foto em que Adolf Hitler aparece cortando o cabelo. A imagem alterada tem circulado em publicações nas redes sociais ao lado de outra, verdadeira, em que o presidente Jair Bolsonaro está na mesma situação, e que foi extraída de transmissão ao vivo no Facebook nesta segunda-feira (30) (veja aqui). A foto manipulada do líder da Alemanha nazista foi criada a partir de outras quatro gravuras, constatou Aos Fatos.

No Facebook, a peça de desinformação já havia sido compartilhada ao menos 13 mil vezes até a tarde desta terça-feira (30). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Uma imagem retirada da transmissão ao vivo no Facebook do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, em que ele aparece tendo o cabelo cortado por um barbeiro, circula em publicações nas redes sociais ao lado de outra, em que o Adolf Hitler está na mesma situação. A foto do líder nazista, porém, é uma montagem.

A cena original foi registrada por Mattias Bardå na barbearia escandinava Roy & Son e não retrata Hitler e o seu barbeiro. Abaixo, na comparação entre a foto original (à direita) e a montagem (à esquerda), é possível ver, por exemplo, que o logo da barbearia no uniforme e a posição das mãos do barbeiro e das dobras na toalha do cliente são idênticas.

Já o fundo da foto e os rostos de Hitler e do barbeiro foram extraídos de três fotos diferentes (ver comparação abaixo): o rosto, de um retrato do ditador; o fundo, de uma imagem de Hitler sentado em uma mesa em sua residência em Berghof. Aos Fatos não localizou a autoria dessas duas imagens. Já o rosto do barbeiro é um recorte do rosto de August Wollenhaupt que, de fato, atendia Hitler, durante entrevista concedida a Michael Musmanno em 1948.

Referências:

1. Der Spiegel
2. Duquesne University
3. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.