Aos Fatos

Nossa Equipe


Com bases no Rio de Janeiro e em São Paulo, Aos Fatos é mantido por uma equipe de profissionais multidisciplinares e multitarefas. Também integra o veículo uma rede de freelancers que compartilha com o time oficial de Aos Fatos a mesma obsessão — buscar a verdade na política.  

Veja, abaixo, quem somos.


Tai Nalon é diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos. Jornalista pela Uerj, trabalhou na Folha de S.Paulo em Brasília, no Rio e em São Paulo por quase seis anos, onde também cobriu diariamente o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi indicada em 2009 ao Prêmio Nuevo Periodismo. Passou também pelas redações de Veja e G1. Tai vive no Rio de Janeiro.


Rômulo Collopy, diretor de tecnologia e cofundador do Aos Fatos, sabe que o mundo dá voltas. Fez Comunicação Social na Uerj, onde conheceu Tai, mas seguiu a trilha da programação. Antes de tudo isso, porém, cursou dois anos de Ciência da Computação na UFRJ. É especialista em Python, Django e sistemas de gerenciamento de conteúdo e banco de dados abertos. Rômulo vive no Rio de Janeiro.


Sérgio Spagnuolo é editor do Aos Fatos e a mente por trás do Volt Data Lab, agência de jornalismo de dados parceira. Atua sobretudo como conselheiro e consultor deste site. Foi repórter de negócios e mercado financeiro por Reuters, Mergermarket e IstoÉ Dinheiro, além de fellow do Tow-Knight Center para Jornalismo Empreendedor em 2016. Sérgio fica baseado entre Curitiba e São Paulo.


Bárbara Libório é jornalista de investigação e dados formada em 2016 pela Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha. Como repórter do Aos Fatos, cobriu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as eleições municipais de 2016 e a crise política do governo Michel Temer em 2017. Hoje, é editora no Aos Fatos. É também editora no Canal Meio. Tem passagens pela revista IstoÉ e pela cobertura de economia da Folha de S.Paulo. Bárbara vive em São Paulo.


Ana Rita Cunha é editora e pauteira do Aos Fatos. Trabalhou como correspondente da agência de notícias Debtwire, acompanhado mercado de dívidas e processos de recuperação de empresas. Foi repórter na agência CMA, cobrindo o setor de energia, petróleo e gás tanto em Brasília quanto em São Paulo. É formada em jornalismo pela Universidade de Brasília e pela Université de Rennes. É mestranda em sociologia e antropologia na UFRJ. Mora no Rio de Janeiro.


Bernardo Moura é editor de mídias sociais do Aos Fatos. Formado pela Uerj em 2007, já trabalhou nas redações dos jornais Extra, Agora SP e O Globo. Neste último, foi subeditor de interatividade e mídias sociais. Tem experiência na cobertura de economia e trabalhou para o Aos Fatos durante a campanha municipal do Rio de Janeiro em 2016. Venceu, em 2009, o Prêmio Secovi Rio com uma série de reportagens sobre irregularidades no Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal. Nasceu e vive hoje no Rio de Janeiro.


Luiz Fernando Menezes é repórter do Aos Fatos e jornalista formado em 2017 pela Universidade Federal de Santa Catarina e ilustrador/quadrinista formado desde pequeno por teimosia. Ex-trainee de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo, também cobriu tecnologia no portal Adrenaline. Atualmente, vive em São Paulo.


Judite Cypreste é repórter do Aos Fatos. Formada em letras pela PUC-RJ, está no 8º semestre de jornalismo na Uerj, onde também cursa pós-graduação em jornalismo cultural. Ex-trainee de jornalismo de dados da Folha de S.Paulo, realizou reportagens usando Python e raspagens de dados. Mora no Rio de Janeiro.


Ana Schwendler presta consultoria para Aos Fatos como desenvolvedora com foco em processamento de linguagem natural. É formada em ciência da computação pela UFRGS e atualmente trabalha como cientista de dados na Operação Serenata de Amor, sendo responsável por desenvolver modelos que identificam anomalias em base de dados e ferramentas de raspagem de dados. Também é mentora ativa de iniciativas que promovem igualdade de gêneros em tecnologia como Rails e Django Girls. Mora em Belim.