Aos Fatos

Nossa Equipe


Com bases no Rio de Janeiro e em São Paulo, Aos Fatos é mantido por uma equipe de profissionais multidisciplinares e multitarefas. Também integra o veículo uma rede de freelancers que compartilha com o time oficial de Aos Fatos a mesma obsessão — buscar a verdade na política.  

Veja, abaixo, quem somos.


Tai Nalon é diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos. Jornalista pela Uerj, trabalhou na Folha de S.Paulo em Brasília, no Rio e em São Paulo por quase seis anos, onde também cobriu diariamente o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi indicada em 2009 ao Prêmio Nuevo Periodismo. Passou também pelas redações de Veja e G1. Tai vive no Rio de Janeiro.


Rômulo Collopy, diretor de tecnologia e cofundador do Aos Fatos, sabe que o mundo dá voltas. Fez Comunicação Social na Uerj, onde conheceu Tai, mas seguiu a trilha da programação. Antes de tudo isso, porém, cursou dois anos de Ciência da Computação na UFRJ. É especialista em Python, Django e sistemas de gerenciamento de conteúdo e banco de dados abertos. Rômulo vive no Rio de Janeiro.


Sérgio Spagnuolo é editor do Aos Fatos e a mente por trás do Volt Data Lab, agência de jornalismo de dados parceira. Foi repórter de negócios e mercado financeiro por Reuters, Mergermarket e IstoÉ Dinheiro, além de fellow do Tow-Knight Center para Jornalismo Empreendedor em 2016. Sérgio fica baseado entre Curitiba e São Paulo.


Bárbara Libório é jornalista de investigação e dados formada em 2016 pela Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha. Como repórter do Aos Fatos, cobriu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as eleições municipais de 2016 e a crise política do governo Michel Temer em 2017. É também editora no Canal Meio. Tem passagens pela revista IstoÉ e pela cobertura de economia da Folha de S.Paulo. Bárbara vive em São Paulo.


Ana Rita Cunha é repórter do Aos Fatos. Trabalhou como correspondente da agência de notícias Debtwire, acompanhado mercado de dívidas e processos de recuperação de empresas. Foi repórter na agência CMA, cobrindo o setor de energia, petróleo e gás tanto em Brasília quanto em São Paulo. É formada em jornalismo pela Universidade de Brasília e pela Université de Rennes. É mestranda em sociologia e antropologia na UFRJ. Mora no Rio de Janeiro.


Luiz Fernando Menezes é repórter do Aos Fatos e jornalista formado em 2017 pela Universidade Federal de Santa Catarina e ilustrador/quadrinista formado desde pequeno por teimosia. Ex-trainee de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo, também cobriu tecnologia no portal Adrenaline. Atualmente vive em São Paulo.


Ana Schwendler trabalha para Aos Fatos como desenvolvedora com foco em processamento de linguagem natural. É formada em ciência da computação pela UFRGS e atualmente trabalha como cientista de dados na Operação Serenata de Amor, sendo responsável por desenvolver modelos que identificam anomalias em base de dados e ferramentas de raspagem de dados. Também é mentora ativa de iniciativas que promovem igualdade de gêneros em tecnologia como Rails e Django Girls. Mora em Porto Alegre.


Marco Rougeth é cientista da computação, apaixonado por Python e entusiasta de códigos abertos. Criador do Bottery, integra o time de tecnologia do Aos Fatos e da Olist. Vive em Florianópolis.


Publicitária com 10 anos de atuação, Louie Martins é responsável pelo planejamento de produto e de estratégias digitais do Aos Fatos. Já trabalhou em startups, agências, empresas e consultoria sempre com foco em planejamento de produtos digitais e marketing. Formada em Comunicação Social pela Uerj, atualmente vive em São Paulo.