🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Moro não disse que manifestações são de ‘meia dúzia de estudantes despreparados’

Por Luiz Fernando Menezes

17 de maio de 2019, 12h19

É falso que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que as manifestações pela Educação realizadas na última quarta-feira (15) foram feitas por “meia dúzia de estudantes despreparados” e que os protestos “não vão atrapalhar o governo”. Além de não haver registro de que Moro tenha feito tal declaração, o ministro disse, em uma entrevista à GloboNews, que considerava a manifestação “natural”.

A falsa atribuição foi publicada por dezenas de perfis pessoais no Facebook desde quarta e acumula, até a publicação desta checagem, cerca de 6.000 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Sérgio Moro: ‘Meia dúzia de estudantes despreparados não vão atrapalhar o governo’.

Aos Fatos não encontrou registro de que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, tenha dito a frase acima. Não há declaração parecida também em seu perfil oficial no Twitter.

Em entrevista ao programa Central Globo News, na última quarta-feira (15), Moro chegou a falar sobre as manifestações ocorridas no mesmo dia. Ao responder se concordava com a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que os manifestantes seriam “idiotas úteis” e que “estão sendo utilizados como massa de manobra”, Moro disse:

“Eu acho que o que o presidente quis dizer nesse caso é que, em algumas circunstâncias, houve manipulação político-partidária dessa movimentação. É natural que as pessoas saiam às ruas protestando contra contingenciamentos na área da educação, é um motivo natural. Mas, em alguns momentos, houve, sim, uma manipulação político-partidária. Ouvi, por exemplo, discursos, de onde eu estava, que não tinham muito a ver com a questão da educação, mas, sim, bandeiras político-partidárias de partidos da oposição”.

Aos Fatos entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que pudessem comentar a disseminação desta desinformação, mas ainda não houve retorno.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.