🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que helicóptero colombiano foi abatido na fronteira com a Venezuela

Por Luiz Fernando Menezes

3 de setembro de 2019, 16h37

Vídeo com cenas de um acidente ocorrido em outubro de 2017 na região de Medellín, na Colômbia, envolvendo um helicóptero do exército local tem sido compartilhado nas redes sociais como se a aeronave tivesse sido abatida na fronteira com a Venezuela. As publicações enganam ao afirmar que as imagens demonstrariam um aumento da tensão entre os países (veja aqui).

A peça de desinformação vem circulando no Twitter e no Facebook, onde acumulava ao menos 1.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (3). Todas as postagens com esta desinformação foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede (veja como funciona).


FALSO

Helicóptero colombiano derrubado agora há pouco na fronteira de Venezuela e Colômbia. A tensão fica [sic] dobrada nesta área de conflito.

Um vídeo que exibe momentos posteriores ao pouso forçado de um helicóptero do exército da Colômbia, na região de Medellín, em outubro de 2017, tem sido compartilhado nas redes sociais como se a aeronave tivesse sido abatida pela Venezuela, na fronteira entre os dois países.

Na ocasião, um helicóptero do exército colombiano caiu na região de Copacabana após entrar em estado de emergência. A cidade está a cerca de 500 km da fronteira com a Venezuela. Dez pessoas ficaram feridas. As imagens que circularam nas peças de desinformação são as mesmas que ilustraram o caso em 2017 na imprensa colombiana.

Abaixo, é possível ver a mesma aeronave em uma reportagem, em espanhol, sobre o acidente:

As publicações que descontextualizam o vídeo não circulam só no Brasil. Versões em espanhol também ganharam força desde a segunda-feira (2).

Referências:

1. Tele Medellin (Fontes 1 e 2)
2. El Colombiano


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.