🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Bolsonaro disse que pobres não devem ter diploma

Por Amanda Ribeiro

8 de agosto de 2019, 16h19

Não há registro público de que o presidente Jair Bolsonaro teria dito que "pobre não tem que ter diploma. Tem que consertar fogão e geladeira", como é veiculado em posts nas redes sociais (veja aqui). Aos Fatos não identificou declaração igual, ou com o mesmo sentido, em reportagens, entrevistas, notas taquigráficas da Câmara dos Deputados e outras publicações, além de pronunciamentos, transmissões ao vivo e postagens nas contas oficiais de Bolsonaro.

Publicada por perfis pessoais no Facebook, o conteúdo já acumulava ao menos 12 mil compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira (8). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (veja como funciona).


FALSO

‘Pobre não tem que ter diploma. Tem que consertar fogão e geladeira’, diz Bolsonaro. Parabéns aos pobres que votaram nesse traste!

Publicação que circula nas redes sociais afirma que Bolsonaro teria dito que pessoas pobres deveriam “consertar fogão e geladeira”, não tentar um diploma. No entanto, Aos Fatos não encontrou esta declaração, exata ou similares, em reportagens, entrevistas, notas taquigráficas da Câmara dos Deputados e outras publicações, além de pronunciamentos, transmissões ao vivo e postagens na contas oficiais de Bolsonaro nas redes sociais.

O comentário de Bolsonaro mais próximo ao que tem sido compartilhado foi registrado na campanha eleitoral, em agosto de 2018, ao Jornal das Dez, da GloboNews, em que ele faz uma defesa do ensino técnico. A fala, porém, não era direcionada a pessoas pobres nem recomendava conserto de "fogão e geladeira".

Na ocasião, o então candidato do PSL afirmou que “há uma certa tara por parte da garotada em ter um diploma. É importante? Sim. Eu fiz, como tenente do Exército, curso de máquina de lavar roupa e de geladeira, aqui em Madureira. Te garanto, Heraldo [Pereira, jornalista que apresentava o programa], se hoje em dia quiser viver disso, eu vou ganhar no mínimo uns 12 mil por mês”.

Bolsonaro ainda completou: “essa tara por diploma superior não pode existir. É bom? Sim, vamos ter nossos mestres, nossos doutores, sim. Mas se você, no ensino médio, colocar algo técnico, você melhora nossa economia”.

O trecho sobre "tara por diploma" já apareceu em outras peças de desinformação checadas por Aos Fatos. Em maio deste ano, posts no Facebook atribuíram a Bolsonaro, de maneira enganosa, a declaração: “filho de pobre tem tara por fazer faculdade. Se não tem dinheiro pra pagar, não venha dar despesa para o governo. Faça outra coisa da vida”. Em fevereiro, o mesmo comentário falso foi veiculado como de autoria do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Referências:

1. Exame
2. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.