🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

TikTok permite trend de vídeos com áudio manipulado

Por Bianca Bortolon, Milena Mangabeira e Bruna Leite

8 de agosto de 2023, 15h53

Criada para auxiliar usuários a reproduzirem tendências virais, como memes e coreografias, a ferramenta de inserção de áudios do TikTok tem sido usada para criar conteúdos desinformativos e atacar políticos nas redes.

Confira abaixo como os vídeos desinformativos fazem montagens inserindo vaias ou aplausos para criticar ou inflar o apoio a políticos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL):

Um levantamento do Aos Fatos identificou que 4.794 vídeos de situações diversas usam um mesmo áudio em que pessoas gritam palavras de ordem contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é dar a entender que o petista tem sido hostilizado em eventos recentes, o que é falso.

  • Esses posts somam mais de 15,4 milhões de visualizações. Entre os 10 posts mais virais da amostra, 7 são desinformativos e somam, juntos, cerca de 13,1 milhões de visualizações;
  • Desde janeiro de 2022, o Aos Fatos desmentiu 24 publicações enganosas que usavam áudios inseridos; dessas, 21 circularam originalmente em plataformas de vídeos curtos;
  • O TikTok não fornece dados públicos sobre seus conteúdos ou sistema de recomendação.

Potencial desinformativo. O design do TikTok dificulta acessar informações simples, como data e hora da publicações que poderiam ajudar a contextualizar os vídeos. Esses dados não aparecem automaticamente para os usuários. Para descobrir, é preciso realizar uma série de passos dentro do aplicativo

Como mostrou o Media Manipulation Handbook, outros elementos também aumentam o potencial desinformativo da rede social de vídeos curtos, como a possibilidade de uso de efeitos de som, iluminação e alteração de imagem que podem alterar o contexto de uma publicação.

Leia mais
Radar Ferramenta do TikTok gera tendência de vídeos com áudios manipulados contra políticos
Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.