🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Post usa foto de manifestação pró-impeachment de 2016 para inflar ato bolsonarista

Por Luiz Fernando Menezes

25 de maio de 2020, 14h40

Publicações que circulam nas redes sociais (veja aqui) enganam ao compartilhar uma foto de manifestação contrária ao governo de Dilma Rousseff de 2016 como se fossem de ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro realizado no último domingo (24) em Brasília. A imagem, registrada no dia 13 de março daquele ano, mostra um protesto que reuniu cerca de 100 mil pessoas na capital federal.

A fotografia foi publicada descontextualizada pelo site Portal Novo Norte e acumula, sozinha, 16 mil compartilhamentos até esta segunda-feira (25). Todas as postagens que trazem a foto como ilustração do ato bolsonarista do último domingo (24) foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Sites e publicações nas redes têm usado uma fotografia de uma manifestação antiga e contrária ao governo de Dilma Rousseff como se fosse de um ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro realizado em Brasília no último domingo (24). A imagem foi registrada no dia 13 de março de 2016 por Ed Ferreira, da Folhapress. Naquele dia, cerca de 100 mil manifestantes se reuniram na capital para pedir o impeachment da então presidente. Na mesma data, outras 300 cidades foram palco de protestos semelhantes.

Bolsonaristas de fato fizeram um ato na Praça dos Três Poderes no último domingo (24). Nas fotos publicadas por veículos de imprensa como O Globo, Folha de S.Paulo e Estadão, no entanto, é possível ver que a adesão popular foi muito menor do que a da manifestação de 2016.

Antes de participar do ato, Bolsonaro sobrevoou o local e publicou uma imagem aérea do em seu perfil oficial no Facebook (veja abaixo).

Outro lado. Aos Fatos entrou em contato com o Portal Novo Norte para que pudesse comentar a checagem. Logo após a publicação deste texto, o site trocou a imagem que ilustrava o texto e agradeceu o aviso.

Referências:

1. Gazeta do Povo
2. G1
3. O Globo
4. Folha de S.Paulo
5. Estadão


Esta checagem foi atualizada às 15h08 do dia 25 de maio de 2020 para acrescentar que o site Portal Novo Norte agradeceu o aviso e trocou a imagem.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.