🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de parque com lixo não foi tirada após passeata pelo meio ambiente

Por Luiz Fernando Menezes

26 de setembro de 2019, 15h13

Não é verdade que a foto que mostra o gramado de um parque repleto de lixo foi registrada após uma passeata pelo meio ambiente, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A imagem retrata o Hyde Park, em Londres, depois de um evento em abril pela legalização da maconha. Assim como em outros países, a falsa atribuição desta foto passou a ser disseminada durante as manifestações da greve global pelo clima, na última sexta-feira (20).

No Facebook, a foto com o contexto enganoso já havia sido compartilhada ao menos 4.000 vezes até a tarde desta quinta-feira (26). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Esse é o resultado da passeata pelo Meio Ambiente...

Após as manifestações contra as mudanças climáticas realizadas no último dia 20 como parte da greve global pelo clima, uma foto de um parque repleto de lixo passou a circular redes sociais como se mostrasse o local momentos após uma das passeatas. No entanto, a imagem é de abril e não tem relação com nenhum protesto cuja pauta fosse o meio ambiente.

A foto foi registrada no Hyde Park, em Londres, em abril deste ano após um evento pela legalização da maconha. Ainda em abril, a imagem foi usada em peças de desinformação na Inglaterra que afirmavam que o lixo era oriundo de uma manifestação pelo clima feita pelo movimento Extinction Rebellion na mesma época.

Na ocasião, a organização britânica Royal Parks, que administra espaços abertos na capital, publicou o desmentido em seu Twitter oficial: "Há muitas informações incorretas no Twitter esta manhã. Esta foto é o resultado de um evento não oficial no Hyde Park no sábado, e não dos manifestantes #ExtinctionRebellion em Marble Arch. Custa-nos milhões para limpar #lixo a cada ano. Por favor, leve para casa".

Greve pelo clima. Liderada principalmente por jovens, a greve global pelo clima ocorrida na última sexta-feira (20) reuniu milhões de pessoas em cerca 150 países. No Brasil, manifestações ocorreram em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

A falsa atribuição desta imagem já foi desmentida por uma série de iniciativas de checagem, como o Boatos.org, no Brasil, e Full Fact, The Guardian e PolitiFact, na Inglaterra e nos EUA.

Referências:

1. Standard.uk
2. O Globo
3. Global Climate Strike.net


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.