🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de 2018 é compartilhada como se fosse de manifestação pró-governo do dia 30

Por Luiz Fernando Menezes

1 de julho de 2019, 15h31

Uma foto de manifestação no Espírito Santo em apoio à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro em 2018 voltou a circular nas redes sociais como se fosse dos protestos pró-governo do último domingo (30) (veja aqui). A imagem, que mostra grande concentração de apoiadores do então candidato, também já foi atribuída aos atos pró-governo de 26 de maio deste ano. O registro pode ser encontrado em posts de perfis pessoais no Facebook desde o dia 21 de outubro do ano passado.

A foto disseminada com a atribuição enganosa integra postagens de perfis pessoais e páginas do Facebook, como O Conservador. Juntas, elas já reúnem cerca de 9.000 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Uma foto que mostra a ponte que liga a cidade de Vila Velha a Vitória, no Espírito Santo, coberta por pessoas vestidas de verde e amarelo tem sido compartilhada como se retratasse a manifestação pró-governo do último domingo (30). A imagem, no entanto, foi publicada por perfis pessoais nas redes sociais ainda no ano passado e, provavelmente, é um registro da passeata do dia 30 de setembro de 2018 a favor da candidatura de Bolsonaro à Presidência (veja abaixo).

Esta é a segunda vez que a mesma foto foi descontextualizada para falsamente ilustrar a adesão às manifestações pró-governo. Em maio deste ano, Aos Fatos checou publicações que diziam que a imagem registrava os protestos do dia 26 daquele mês.

Outro lado. A página de Facebook O Conservador foi contatada por Aos Fatos por mensagem nesta segunda-feira (1º), mas não houve resposta até esta publicação.

Referências:

1. Gazeta Online
2. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.