🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Paulo Guedes tuitou crítica ao Congresso Nacional

Por Luiz Fernando Menezes

23 de setembro de 2019, 17h20

Não é verdade que o ministro da Economia, Paulo Guedes, publicou um tweet em que afirma que o Congresso deu como recado que o presidente Jair Bolsonaro só vai conseguir governar se deixar os congressistas roubarem (veja aqui). O ministro não tem conta na rede social, e o perfil @PauloGuedes1234, que aparece nas publicações, foi, inclusive, suspenso pelo Twitter.

A imagem do tweet falso foi publicada por páginas e perfis pessoais no Facebook, onde acumula ao menos 5.000 compartilhamentos até esta segunda-feira (23). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Paulo Guedes: ‘O recado da maioria do Congresso Nacional está claro para o Presidente, deixe a gente roubar ou você não governa’.

A imagem de um tweet supostamente escrito pelo ministro Paulo Guedes (Economia) circula nas redes como se ele tivesse criticado o Congresso. Segundo a publicação falsa, Guedes teria escrito que o Congresso só permitirá que Bolsonaro governe se o presidente deixar que os congressistas roubem. Guedes, no entanto, não possui conta oficial no Twitter ou em qualquer rede social, como afirma o Ministério da Economia em nota enviada ao Aos Fatos.

Em algumas publicações que trazem a imagem do falso tweet é possível ver que a conta que postou a mensagem se chama @PauloGuedes1234. O perfil não consta na lista de contas oficiais nas redes sociais do Ministério da Economia divulgada pela própria pasta e foi suspenso pelo Twitter

O Projeto Comprova, o Boatos.org e a Agência Lupa também realizaram checagens parecidas sobre o falso tweet.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.