🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Arnaldo Jabor não escreveu texto em que declara voto em Jair Bolsonaro

Por Bernardo Moura

5 de setembro de 2018, 19h54

Arnaldo Jabor não declarou voto em Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL. É falso o texto (veja aqui e aqui) atribuído ao cineasta e jornalista que vem sendo compartilhado nas redes sociais. O desmentido partiu do próprio Jabor em vídeo publicado em seu canal no YouTube no último domingo (2).

O texto dessa corrente foi repassado por uma leitora do Aos Fatos via WhatsApp com um pedido para checagem. Para enviar a sua sugestão, adicione o número (21) 99747-2441 na sua agenda e envie uma mensagem (saiba mais).

Leia abaixo, em detalhes, o que verificamos.


FALSO

Bolsonaro é o meu candidato ideal? Não. Mas vou votar nele? Vou. Como eu classificaria o meu voto? Voto útil. — Arnaldo Jabor

Não é de Arnaldo Jabor um texto que circula nas redes sociais com argumentos para eleitores inclinados a escolher João Amoêdo, do Partido Novo, aderirem à candidatura de Jair Bolsonaro, do PSL. Em um vídeo publicado no seu canal do YouTube no domingo (2), o cineasta e jornalista não só nega a autoria da mensagem, como chama o presidenciável e seu vice, o general Hamilton Mourão, de “dois nazistas que podem transformar o Brasil numa desgraça definitiva”.

Diz Jabor no vídeo: “está circulando na internet um boato sórdido de que eu teria dito que votaria no Bolsonaro e no seu vice Mourão. Isso é uma mentira. Eu jamais faria isso”. Mais adiante, ele expõe suas razões: “eles são apoiadores de torturadores, da ditadura militar, além de serem ignorantes e despreparados. Não votem nesses dois caras. Bolsonaro é uma ameaça para o país”.

O tom do vídeo é bem distinto do observado no texto que foi atribuído a Jabor. Na mensagem, o argumento é que o voto no candidato do Partido Novo só favorece a esquerda: “votando no Amoêdo estarei ajudando a esquerda a chegar ao segundo turno, e até mesmo ajudando a esquerda a vencer as eleições. É como se eu votasse em branco, anulasse o meu voto, ou não fosse votar!”.

O texto traz ainda justificativas para a escolha: “então por que vou votar no Bolsonaro? Porque o meu voto é contra a esquerda. Porque ele é a única opção que tenho! Ele é o único candidato que tem a chance real de derrotar a esquerda já no primeiro turno! Então o meu voto é dele desde o primeiro turno. Ele está na política tempo o suficiente e não se deixou corromper”.

Em sua checagem sobre o tema, o Comprova — coalizão de 24 veículos brasileiros do qual Aos Fatos é parceiro institucional —, identificou que o texto começou a circular em redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp, em agosto deste ano, mas a autoria só passou a ser atribuída a Arnaldo Jabor no fim daquele mês.

Além do Comprova, o falso texto de Jabor já foi checado pelo Boatos.org.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.