Vídeo que mostra resgate com carregadeira em enchente foi gravado na China, não no RS

Por Marco Faustino

6 de maio de 2024, 15h27

Não é verdade que um vídeo que mostra pessoas sendo salvas de uma enchente por uma carregadeira tenha sido gravado no Rio Grande do Sul, como alegam publicações nas redes. As imagens, na realidade, mostram um salvamento ocorrido na China após enchentes causadas pelo tufão Doksuri, em agosto de 2023.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 1.100 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (6).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vídeo mostra carregadeira salvando pessoas de uma enchente na China em agosto de 2023, não recentemente no Rio Grande do Sul

Posts difundem um vídeo que mostra uma carregadeira salvando pessoas ilhadas devido a uma enchente, como se a cena tivesse sido registrada recentemente no Rio Grande do Sul. As imagens, no entanto, retratam a ação de um homem que resgatou um grupo de pessoas durante uma enchente ocorrida em agosto de 2023 em Pequim, na China.

Na época, a passagem do tufão Doksuri deixou um rastro de destruição no sudeste e no norte do país. De acordo com a ONU, o fenômeno climático fez com que a China registrasse o maior volume de chuvas dos últimos 140 anos

Leia mais
Nas Redes Vídeo que mostra resgate de vítimas de enchente com carregadeira foi gravado na China, não no RS

Em setembro do ano passado, o mesmo vídeo circulou como se retratasse uma ação de resgate no Rio Grande do Sul. Na ocasião, diversas regiões gaúchas sofreram tempestades, enchentes e deslizamentos causados pela passagem de um ciclone extratropical.

Desde o fim de abril deste ano, o Rio Grande do Sul tem sofrido novamente com inundações decorrentes de fortes chuvas, em razão de uma combinação de fenômenos climáticos. De acordo com a Defesa Civil, até o momento 83 pessoas morreram, 111 estão desaparecidas e mais de 120 mil estão desalojadas. Ao menos 336 dos 497 municípios do estado estão em estado de calamidade.

Referências:

1. CNN
2. g1 (Fontes 1 e 2)
3. ONU
4. Aos Fatos
5. CNN Brasil
6. Folha de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.