🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo antigo de manifestação pró-Bolsonaro em Belo Horizonte circula como atual

Por Bianca Bortolon

29 de agosto de 2023, 15h29

Não é recente o vídeo que mostra um protesto a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Belo Horizonte, como afirmam postagens nas redes. A gravação foi feita em outubro de 2022, véspera do segundo turno da eleição presidencial.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam 50 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook e Instagram até a tarde desta terça-feira (29). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

isso é em BH 28/08/23 ACHO QUE A ELEIÇÃO FOI TOMADA DE BOLSONARO

Print de um vídeo mostrando manifestação a favor de Bolsonaro; as imagens foram registradas em outubro de 2022, e não recentemente. 

O vídeo que mostra uma manifestação a favor de Jair Bolsonaro nas ruas de Belo Horizonte foi registrado em 29 de outubro de 2022, e não recentemente. Publicações nas redes afirmam, de maneira falsa, que a gravação ocorreu na última segunda-feira (28), quando o ex-presidente esteve na cidade para a cerimônia de entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais. A honraria havia sido concedida em maio de 2019 pelo governador Romeu Zema (Novo), aliado do ex-presidente, mas a solenidade só foi realizada agora.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que o vídeo original foi gravado durante a última caravana do então candidato à reeleição, na véspera do segundo turno.

Realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a cerimônia de entrega mobilizou manifestações contra e a favor do ex-presidente que, após horas de tensão, entraram em confronto e foram dispersadas pela Polícia Militar.

Referências:

1. G1 (1, 2)
2. YouTube (Direita Online)
3. Veja

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.