Vídeo de idosa com cachorro em casa alagada foi gravado na Argentina, não no RS

Por Bianca Bortolon

11 de maio de 2024, 14h32

Não é verdade que uma gravação mostra uma idosa aguardando resgate dentro de uma casa alagada junto a um cachorro no Rio Grande do Sul. O registro, na realidade, foi feito na Argentina em março deste ano, durante enchentes que afetaram a província de Corrientes, ao norte do país.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 55 mil compartilhamentos no Facebook e mais de 120 mil visualizações no TikTok. O vídeo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Seja qual for a situação; nunca abandone seus animais… Vovó deu um exemplo!

Publicações compartilham o vídeo de uma idosa e seu cachorro durante alagamento ocorrido na Argentina como se tivessem ocorrido no Rio Grande do Sul.

Um vídeo que mostra uma idosa segurando um cachorro no colo dentro de uma casa alagada circula nas redes como se tivesse sido gravado durante o desastre climático no Rio Grande do Sul — o que é falso. A gravação ocorreu em março deste ano em Corrientes, norte da Argentina, em meio às enchentes que atingiram a província.

A idosa que aparece nas imagens se chama Floriana Rodas, de 85 anos. A gravação foi feita por seu filho e teve repercussão na imprensa argentina à época. Ela passa bem, apesar de ter perdido bens com a enchente. Junto a veículos de mídia locais, a família de Rodas organizou uma campanha de doações para a idosa.

Leia mais
Explicamos Casos de caminhões com doações parados nas estradas alimentaram desinformação e disputa política
Nas Redes É falso que bombeiros e voluntários encontraram 2.000 corpos em bairro de Canoas
Nas Redes Ibama não apreendeu máquinas usadas na reconstrução de estradas no RS

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul tem sofrido com tempestades e enchentes que afetaram 445 de seus 497 municípios. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do RS na manhã deste sábado (11), o número de mortos subiu para 136. Ao todo, o estado contabiliza 125 desaparecidos, 756 feridos e mais de 411 mil desalojados e desabrigados.

A peça enganosa também foi checada pela AFP, UOL Confere e Estadão Verifica.

Referências:
1. Página 12
2. Radio Dos
3. El Libertador
4. Defesa Civil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.