Homem que pegou fogo ao incendiar bandeira de Israel era iraniano, não palestino

Por Marco Faustino

11 de março de 2024, 15h21

É falso que um vídeo mostra um palestino pegando fogo após tentar incendiar a bandeira de Israel, como afirmam publicações nas redes. O registro, na realidade, mostra um cidadão iraniano que foi atingido pelas chamas em 2021 durante um protesto no Dia de Al-Quds, data em que os muçulmanos prestam solidariedade à causa palestina.

O post enganoso acumulava 20 mil compartilhamentos no Facebook e 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Palestino queima a bandeira de Israel. O impressionante é que o fogo pega na roupa dele instantaneamente

Vídeo mostra homem pegando fogo após incendiar bandeira; legenda enganosa aponta que se trata de cidadão palestino

Publicações nas redes enganam ao identificar como palestino um homem que aparece em vídeo pegando fogo após tentar incendiar uma bandeira israelense. Trata-se, na realidade, de um protesto realizado por um iraniano em 2021 no Dia de Al-Quds, última sexta-feira do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Na época, o registro foi veiculado tanto pela imprensa israelense quanto pela iraniana (confira aqui e aqui).

O Dia de Al-Quds foi criado em 1979 pelo aiatolá Khomeini, ex-líder do Irã, para pedir pela libertação da Palestina. A data é tradicionalmente marcada por protestos.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra resgate de crianças palestinas, não israelenses
Nas Redes Vídeo de execução de soldados turcos de 2016 circula como se mostrasse israelenses mortos pelo Hamas

Desde o início do conflito na Faixa de Gaza, em outubro do ano passado, têm sido recorrentes nas redes peças de desinformação que usam imagens fora de contexto para atribuir atos de violência a palestinos ou israelenses. Em fevereiro, por exemplo, um vídeo que mostrava a execução de soldados turcos em 2016 passou a circular como se fosse um registro do assassinato de reféns israelenses pelo Hamas.

Referências:

1. Embaixada da República Islâmica do Irã
2. Jerusalem Post
3. Iran Internacional
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.