🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que deputado português xinga Lula foi gravado em janeiro, não em abril

Por Bruna Leite

26 de abril de 2023, 16h11

Foi gravado em janeiro, e não recentemente, o vídeo em que o deputado português André Ventura, do partido de extrema-direita Chega, xinga o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “bandido”. Diferentemente do que sugerem postagens que circulam nas redes, a fala de Ventura ocorreu durante uma convenção partidária no dia 28 daquele mês e não foi uma reação à visita recente do chefe do Executivo brasileiro ao país europeu.

Publicações com o contexto enganoso acumulavam 50 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (26).


Selo não é bem assim

Linda convenção ontem em Portugal. Assistam como o faz o L foi tratado

Posts nas redes desinformam ao afirmar que o ultradireitista português André Ventura que deputado português chama Lula de bandido em discurso em convenção

Poucos dias depois da visita de Lula a Portugal, passou a circular fora de contexto nas redes um vídeo em que o deputado de extrema-direita André Ventura chama o presidente brasileiro de “bandido”. Diferentemente do que apontam as peças de desinformação, no entanto, a gravação não é recente e não mostra uma reação do parlamentar à passagem de Lula pelo país: o discurso foi proferido durante a 5ª Convenção Nacional do Chega no dia 28 de janeiro de 2023.

Confira abaixo o trecho do discurso em que Ventura cita o presidente brasileiro:

“Aquela esquerda mafienta que há anos nos quer enclausurar e fechar neste mundo paranoico onde o homem não é um homem, uma mulher não é uma mulher ou que um subsídio dependente não é um subsídio dependente, ou até que um bandido não é um bandido — e nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido.”

É fato, no entanto, que Lula foi atacado por parlamentares do Chega durante sua visita a Portugal. Durante o discurso do presidente no Parlamento, 11 deputados do partido levantaram cartazes e bateram com as mãos sobre as mesas. Os políticos foram repreendidos pelo presidente da Casa, Santos Silva, que pediu desculpas a Lula.

Leia mais
Nas Redes Vídeo que mostra protesto contra Lula em Portugal é de 2022, não atual
Nas Redes Vídeo não mostra Lula hostilizado por multidão em Portugal
Nas Redes É falso que Lula foi recebido em Lisboa com gritos de ‘não vai ter picanha’

Essa não é a primeira desinformação checada por Aos Fatos sobre a visita de Lula a Portugal. Desde que o presidente desembarcou no país na última sexta-feira (21), uma série de vídeos editados ou fora de contexto foram compartilhados nas redes para sugerir que ele estaria sendo hostilizado.

Referências:

1. UOL (1 e 2)
2. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.