Vídeo de caminhão com caixões foi gravado na Turquia, não no Rio Grande do Sul

Por Bianca Bortolon

13 de maio de 2024, 18h15

Um vídeo que mostra caminhões sendo carregados e transportando caixões gravado na Turquia, no ano passado, tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse uma cena recente no Rio Grande do Sul. A filmagem foi realizada em fevereiro de 2023 em Ancara, capital da Turquia, em meio a um terremoto na fronteira entre o país e a Síria que vitimou mais de 50 mil pessoas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 compartilhamentos no Kwai até a tarde de sexta-feira (10) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Caixões sendo preparado para ser doado para as vítimas da enchente 😭😭😭😭 Veja como muitas pessoas perderam suas vidas e seus parentes estão muito preocupados

Postagens enganosas utilizam vídeo gravado em fevereiro de 2023 na Turquia como se fosse registro feito no Rio Grande do Sul

É falso que seja recente ou que tenha sido gravado no Rio Grande do Sul um vídeo que mostra um caminhão sendo carregado com caixões. Na realidade, as imagens foram feitas na Turquia em fevereiro de 2023, quando um terremoto atingiu a região sudeste do país e deixou mais de 50 mil mortos.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o mesmo vídeo publicado no Kwai no dia 15 de fevereiro de 2023. Nele, é possível ver que o caminhão apresenta o logo da transportadora turca Akkoç Lojistik. A empresa tem sede em Ancara, capital turca, e confirmou ao Estadão Verifica que prestou serviço após o terremoto. Além disso, outro veículo que transita durante o vídeo apresenta o número de telefone de um estabelecimento localizado em Ancara.

À época, a imprensa turca registrou o esforço voltado para auxílio das vítimas, incluindo a construção de milhares de caixões. Após as notícias sobre o aumento do número de mortos, o presidente da Associação de Carpinteiros de Tosya, cidade ao norte do país, afirmou que os carpinteiros pausaram a produção comercial para focar na fabricação de esquifes.

Mais letal da história. No dia 6 de fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e o noroeste da Síria. Segundo o governo turco, foi o evento sísmico mais letal da história do país. Ao todo, os dois países registraram mais de 50 mil vítimas letais, além de milhares de desaparecidos.

A peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Referências:
1. G1
2. Google Maps
3. Estadão Verifica
4. Trabzon Harber 24
5. Folha de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.