🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra aliados do governo no Planalto em 8 de janeiro foi gravado após expulsão de invasores

Por Luiz Fernando Menezes

29 de maio de 2023, 15h25

Não é verdade que imagens das câmeras de segurança atestam que os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) estavam presentes no Palácio do Planalto enquanto ocorriam os atos golpistas de 8 de janeiro. As peças de desinformação omitem que a gravação foi feita às 20h45, horas depois de os manifestantes terem sido expulsos das sedes dos Três Poderes.

As publicações enganosas acumulam ao menos 35 mil compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (29).


Selo não é bem assim

Olha quem estava em Brasília no dia 8 de janeiro!

Horário de vídeo que mostra congressistas no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro foi cortado para enganar usuários

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo que mostra a chegada de políticos ligados ao governo Lula (PT) no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro com um corte que impossibilita que os usuários vejam o horário da gravação. O objetivo das peças é fazer crer (veja abaixo) que membros do governo estavam no local no momento em que os manifestantes depredaram as sedes dos Três Poderes, o que não é verdade.

Exemplos de comentários de usuários do Facebook que acreditaram que vídeo mostrava que os políticos estavam no Palácio do Planalto no momento da invasão no 8 de janeiro
Interpretação. Comentários em post desinformativo mostram que usuários no Facebook entenderam que vídeo mostra que políticos da esquerda estavam no local no momento da invasão (Reprodução/Facebook)

As imagens foram gravadas às 20h40 e mostram o momento em que os deputados federais Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias e o senador Randolfe Rodrigues chegam ao terceiro andar do Palácio do Planalto para verificar a destruição causada pelos invasores. Não há indício de que qualquer um desses políticos tenha participado do atentado naquele domingo.

Conforme explicado por Aos Fatos anteriormente, os atos de vandalismo começaram por volta das 15h daquele domingo e se estenderam até as 17h45. Imagens veiculadas pela CNN Brasil às 18h16 mostram que os manifestantes já haviam sido expulsos da área interna. Quando os políticos chegaram ao local, a invasão havia terminado.

Em abril, também circulou nas redes a desinformação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido gravado no Palácio do Planalto enquanto os invasores depredavam as sedes dos Três Poderes. Da mesma forma que os congressistas, o petista chegou ao Planalto após o fim dos atos de vandalismo, por volta das 21h30.

Referências:

1. Poder360 (1 e 2)
2. Aos Fatos (1 e 2)
3. CNN Brasil
4. EBC

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.