Aos Fatos

Pexels

Google une-se a Aos Fatos e lança selo de verificação

publicado em: 15 de Fevereiro de 2017 às 15:56


Em um novo esforço para combater a desinformação disseminada em sites de notícias falsas, o Google lança nesta quarta-feira (15), em parceria com Aos Fatos, o selo "verificação de fatos". Desse modo, segundo a gigante da internet, será possível "ajudar as pessoas a identificarem reportagens cujas informações tenham sido verificadas por organizações independentes".

Isso será possível graças a uma marcação chamada Claim Review, que relacionará por algoritmo nossas checagens a notícias de temas buscados.

Além de Aos Fatos, participam da empreitada as brasileiras Agência Pública e Agência Lupa, o argentino Chequeado e os mexicanos ChecaDatosMx e El Sabueso. O selo já está disponível nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha e na França.

"A checagem de fatos se firmou como uma área importante do jornalismo nos últimos anos dentro de veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa", diz o Google em seu anúncio oficial.

No Brasil, os usuários do Google verão o selo no material que aparecer na seção expandida do site news.google.com.br, além dos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android. Conforme a gigante da internet, o selo também estará disponível no modo "Notícias" dentro do tradicional buscador. Isso significa que, quando o usuário fizer uma pesquisa no Google e clicar na aba "Notícias"ou realizar uma busca direto no site do Google Notícias, encontrará referências com a indicação "Verificação de fatos".