É falso que vídeo mostra líder do MST chamando apoiadores do PT de ‘burros e trouxas’

Por Marco Faustino

26 de março de 2024, 15h14

Não é o líder do MST, João Pedro Stédile, o homem que chama apoiadores do PT de “burros e trouxas” em vídeo que circula nas redes. Quem aparece no registro compartilhado pelas peças de desinformação é o empresário Valdecir Hanauer, que perdeu a eleição para deputado federal pelo PRTB em 2022 e se declara apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Procurado pelo Aos Fatos, Hanauer afirmou que se trata de um vídeo satírico.

As publicações descontextualizadas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 2.000 curtidas no Instagram nesta terça-feira (26). As peças circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

João Pedro Stedile [líder do MST] bêbado falando [que petistas são burros e trouxas]

Homem que chama petistas de burros e trouxas em vídeo compartilhado nas redes não é o líder do MST, João Pedro Stedile; registro foi gravado pelo empresário Valdecir Hanauer

Um vídeo em que o empresário Valdecir Hanauer chama os apoiadores do PT de “burros”, “incapacitados” e “trouxas” tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse o líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile. Filiado atualmente ao Democracia Cristã, Hanauer se candidatou a deputado federal do Mato Grosso do Sul pelo PRTB em 2022, mas não foi eleito.

@valdecirhanauer

♬ som original - Valdecir Hanauer

O vídeo original foi publicado em 16 de março no perfil do empresário no TikTok. Nele, Hanauer se apresenta como um “petista ladrão” e corrupto. “Como você é burro, como você é trouxa, você paga imposto e vota em mim. Eu sou do PT e agora estou arrumando um jeito de te roubar”, diz ele em um trecho da gravação.

Por telefone, Hanauer afirmou ao Aos Fatos que a gravação é uma sátira. Nas redes sociais, ele se declara patriota e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra porcos sendo incinerados vivos na China, não ação do MST em Mato Grosso

Referências:

1. TSE
2. TRE-MS
3. Tik Tok

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.