Vídeo não mostra agressão contra fiscal que tentou impedir doações após enchentes no RS

Por Bianca Bortolon

14 de maio de 2024, 18h46

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra um fiscal sendo agredido após tentar impedir que doações chegassem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A gravação original foi feita em novembro de 2020 em Presidente Figueiredo (AM) e, na verdade, registra o momento em que o repórter Lucas Emanuel levou um soco durante uma transmissão ao vivo.

As publicações falsas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no X (ex-Twitter) até a tarde desta terça-feira (14). A peça de desinformação circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Esse fiscal estava impedindo as doações de chegarem no RS...não está mais

Posts mentem ao afirmar que homem sendo agredido em vídeo seria um fiscal que estava impedindo doações de chegarem ao Rio Grande do Sul. 

Um vídeo gravado em 2020 no Amazonas tem sido compartilhado nas redes como se fosse recente e registrasse uma agressão contra um fiscal que tentou impedir a distribuição de donativos no Rio Grande do Sul. Feita em 13 de novembro daquele ano em Presidente Figueiredo (AM), cidade da zona metropolitana de Manaus, a filmagem mostra o momento em que o repórter Lucas Emanuel leva um soco durante uma cobertura.

Emanuel foi vítima da agressão durante uma transmissão ao vivo para as redes do jornal local Figueiredo News (veja abaixo, a partir de 2’51’’). O jornalista cobria uma ação da Polícia Civil motivada pela denúncia de uma suposta distribuição de combustível para a carreata de um candidato à prefeitura. O agressor, segundo ele, seria filho de um cabo eleitoral do prefeito local, que disputava a reeleição.

Leia mais
Explicamos Como ajudar o Rio Grande do Sul sem correr o risco de cair em golpes
Checamos Veja tudo o que já desmentimos sobre as enchentes no Rio Grande do Sul

Esta não é a primeira publicação que desinforma sobre a distribuição de doações e a atuação de voluntários em meio ao desastre climático no Rio Grande do Sul. Um posts enganoso viral alegava que a Secretaria da Fazenda do estado estaria impedindo a entrada de caminhões com donativos. Outras publicações falsas afirmavam que o governo estaria barrando jet-skis e barcos de voluntários.

Desde o final de abril, o estado gaúcho tem sofrido com tempestades e enchentes que afetaram 445 de seus 497 municípios. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta terça-feira (14), o número de mortos chegou a 148. Ao todo, o estado contabiliza 124 desaparecidos, 806 feridos e mais de 615 mil desalojados e desabrigados.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa e pela AFP.

Referências:
1. Polícia 24h
2. Facebook (@portalfigueiredonews)
3. Aos Fatos (1, 2)
4. Defesa Civil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.