Prefeitura de São Leopoldo não expulsou agentes da Defesa Civil de SP

Por Luiz Fernando Menezes

16 de maio de 2024, 15h03

Não é verdade que a Prefeitura de São Leopoldo (RS) expulsou os agentes da Defesa Civil paulista que foram à cidade auxiliar nos resgates das vítimas das enchentes. A alegação enganosa, disseminada nas redes por um vídeo viral, foi desmentida tanto pela prefeitura como pela Defesa Civil de São Paulo. Além disso, registros recentes provam que os agentes auxiliaram em operações de socorro na cidade.

O vídeo com a falsa alegação acumulava ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) nesta quinta-feira (16). A peça de desinformação circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Olha só, eu tô aqui com os carros da Defesa Civil de São Sebastião, São Paulo, Bebedouro. O pessoal veio de lá para cá nos ajudar e hoje chegou uma ordem da Prefeitura de São Leopoldo para acabar com o serviço deles aqui no estado, principalmente da nossa cidade. Eles tão aqui, ó, recolhendo tudo o que eles tinham para voltar para São Paulo, porque o nosso prefeito tá fazendo campanha política, é um filho da puta, tá lá com o ladrão na Unisinos.

Vídeo com alegação enganosa mostra diversas viaturas da Defesa Civil de São Paulo paradas nas ruas de São Leopoldo

É enganoso o vídeo em que um homem não identificado mostra viaturas da Defesa Civil de diferentes cidades paulistas e afirma que os agentes teriam sido expulsos de São Leopoldo (RS). A gravação, que acusa a prefeitura gaúcha de negar assistência às vítimas das enchentes, foi desmentida tanto pela administração municipal como pela Defesa Civil de São Paulo.

Em nota, a Prefeitura de São Leopoldo disse que “não mandou nenhuma equipe de órgãos de apoio efetivo” embora do município, e agradeceu “o apoio de todas as forças de segurança, pronto-emprego e voluntários, pelo trabalho e dedicação neste momento difícil pelo qual passa a comunidade leopoldense”.

A Defesa Civil de São Leopoldo também negou, em mensagem ao Aos Fatos, que os agentes paulistas tenham sido expulsos da cidade. “Foi uma questão política. Alguém quer fazer mídia em meio a tudo isso, infelizmente. Mas estamos trabalhando com as equipes paulistas, sim.”

Em contato com o Aos Fatos, a Defesa Civil de São Paulo também afirmou que as alegações do vídeo são enganosas. Há, inclusive, relatos sobre a atuação das equipes paulistas no município gaúcho: na terça-feira (14), os agentes resgataram 14 pessoas e 80 animais ilhados. Antes, passaram também por outros municípios, como Canoas, Estrela, Eldorado do Sul e Guaíba.

Agentes da Defesa Civil retiram mantimentos de caminhão
Auxílio. Agentes da Defesa Civil paulista realizaram resgates e ajudaram na distribuição de mantimentos em diversas cidades gaúchas, incluindo São Leopoldo (Daniela Andrade/Prefeitura de São Sebastião)

Leia mais
Checamos Veja tudo o que já desmentimos sobre as enchentes no Rio Grande do Sul
Explicamos Cinco gráficos que dimensionam o desastre climático no Rio Grande do Sul

A peça de desinformação começou a circular após a visita do presidente Lula (PT) à cidade, na quarta (15). Situada na região metropolitana de Porto Alegre, São Leopoldo tem um prefeito filiado ao PT e é um reduto eleitoral importante do partido no Rio Grande do Sul.

A publicação enganosa se soma a outras que sugeriram que diferentes esferas do Executivo estariam impedindo o socorro às vítimas das enchentes ou recusando a ajuda de outras autoridades. Aos Fatos desmentiu, por exemplo, que o governo federal dispensou o auxílio de Portugal e só liberou doações internacionais de produtos usados.

Referências:

1. Prefeitura de São Leopoldo
2. Prefeitura de São Sebastião
3. g1
4. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.