É falso que Lula foi isolado por líderes mundiais durante o G7

Por Marco Faustino

17 de junho de 2024, 18h07

Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha sido isolado por líderes mundiais durante a recente reunião de cúpula do G7 na Itália. No encontro, Lula foi recebido pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e teve conversas bilaterais, por exemplo, com os presidentes da França, da Comissão Europeia e da Turquia, com o primeiro-ministro da Índia e com o papa Francisco.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (17). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Lula ficou completamente isolado no g7

Diferentemente do que afirmam posts nas redes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi isolado por líderes políticos durante a recente reunião do G7. O presidente foi convidado a participar da cúpula, que aconteceu na Itália entre os dias 13 e 15 de junho, em razão da presidência rotativa do Brasil no G20. Durante o evento, Lula foi recebido pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e teve conversas bilaterais com outros líderes mundiais.

As peças de desinformação difundem um vídeo editado para fazer crer que Lula estava com o semblante triste ao testemunhar ao longe uma conversa entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune. Na realidade, Lula estava sentado ao lado de Tebboune e, no registro original (2h22m23s), Macron se aproxima, cumprimenta o presidente argelino, e a conversa entre ambos ocorre próximo do presidente brasileiro.

O presidente brasileiro participou de encontros bilaterais com os presidentes Emmanuel Macron (França), Recep Erdoğan (Turquia), Narendra Modi (Índia), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), com o chanceler alemão Olaf Scholz, além do papa Francisco. Lula também posou para a foto oficial junto aos demais líderes que participaram do encontro.

Referências:

1. Governo Federal
2. Folha de S. Paulo
3. g1
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.