🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Lula foi ignorado por líderes mundiais na Cúpula do G20

Por Milena Mangabeira

13 de setembro de 2023, 18h22

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ignorado por líderes mundiais depois da fotografia oficial da Cúpula do G20, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação tiram de contexto um vídeo gravado no Japão durante o encontro do G7, em maio deste ano. Ainda que não tenha interagido com os líderes no momento da foto, Lula participou de 11 reuniões bilaterais, além das sessões de trabalho da cúpula.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (13). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Ninguém quer cumprimentar o ex-presidiário, todos viram as costas para ele após a foto oficial da reunião do G20, na Índia.

Print mostra 8 pessoas, incluindo Lula, diz que ninguém quer cumprimentá-lo e sugere isolamento

Um vídeo que mostra líderes mundiais posando para uma foto oficial tem circulado fora de contexto nas redes para dar a entender que o presidente Lula (PT) teria sido ignorado pelos participantes da última Cúpula do G20, realizada na Índia entre 9 e 10 de setembro deste ano. Isso, no entanto, não é verdade.

O registro compartilhado como se fosse da recente reunião G20 mostra, na verdade, uma cena do encontro do G7, que aconteceu entre 19 e 21 de maio em Hiroshima, no Japão. Apesar de ter saído do local da fotografia sem conversar com outros líderes naquele momento, Lula participou de 11 encontros bilaterais com representantes de membros plenos do G7 e de outras nações convidadas.

Já durante o G20, o presidente brasileiro integrou as reuniões do bloco e manteve encontros bilaterais com representantes tanto de nações que integram o grupo oficial quanto de países convidados. Também é importante ressaltar que o Brasil deve assumir a presidência do bloco em dezembro e vai sediar a próxima cúpula, em 2024.

Referências:

1. YouTube (TV Brasil)
2. CNN Brasil
3. Instagram (@Lula)
4. G1
5. Folha de S.Paulo
6. Agência Brasil
7. Poder 360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.