É falso que gravação mostra Biden tentando se sentar em cadeira que não existe

Por Luiz Fernando Menezes

11 de junho de 2024, 15h37

Não é verdade que um vídeo mostra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tentando se sentar em um local em que não há cadeiras, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação, que sugerem que o comportamento do presidente seria consequência de um problema de saúde mental, compartilham um trecho editado de uma gravação realizada na última quinta-feira (6). No vídeo completo, é possível ver que havia assentos e que o político se sentou logo em seguida.

Publicações que usam o vídeo editado para fazer a alegação enganosa acumulavam 15 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (11).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Durante a festividade Biden se inclina e parece querer sentar, mas não há nenhuma cadeira por ali. Pouco tempo depois ele foi retirado do palco, aparentemente por não estar se sentindo bem.

Vídeo mostra Biden tentando sentar em local sem cadeiras

São enganosas as publicações que afirmam que Joe Biden teria tentado se sentar em um local sem cadeiras durante um evento realizado na França para celebrar os 80 anos do Dia D — data em que as tropas aliadas desembarcaram na Normandia para lutar contra o nazismo, em 1944. As peças de desinformação suprimem um trecho que mostra que havia, sim, assentos, e que o presidente se acomodou em um deles segundos depois.

Gravações feitas de outros ângulos também permitem perceber que havia cadeiras dispostas no palco para os líderes participantes do evento. Veja a gravação completa abaixo:

Outra versão do vídeo também tem circulado nas redes com a alegação de que as imagens mostrariam o presidente americano passando mal e saindo no meio da cerimônia. Como pode ser visto na gravação, no entanto, Biden permaneceu atento e só deixou o local após o fim do evento.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de Joe Biden dormindo em entrevista é montagem

Desinformações que apresentam o atual presidente dos Estados Unidos, que tem 81 anos de idade, como uma pessoa incapaz de ocupar o cargo são comuns nas redes americanas e circulam também no Brasil. Em 2020, durante a campanha eleitoral dos Estados Unidos, Aos Fatos desmentiu uma publicação que alegava falsamente que Biden teria dormido no meio de uma entrevista ao canal KBAK.

Referências:

1. g1
2. Washington Post
3. Daily Beast
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.