🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que aplicativo permite localizar pessoas vacinadas contra a Covid-19

Por Luiz Fernando Menezes

5 de setembro de 2023, 17h15

É mentiroso o vídeo no qual um homem não identificado diz ser possível localizar pessoas vacinadas contra Covid-19 por meio de um aplicativo no celular. O autor da gravação, na verdade, usa um programa que rastreia dispositivos que emitem sinal Bluetooth, como celulares, televisores e computadores, não pessoas que tomaram vacina. Não há, nos imunizantes oferecidos atualmente, tecnologia que permita geolocalizar as pessoas.

A peça de desinformação acumulava mais de 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (5).


Selo falso

Vacinados e chipados com a marca do código bluetooth. Detectáveis por geolocalização pelo aplicativo ‘BLE SCANNER’. Você é o robô android que eles querem construir.

Print de post que diz que vacinados foram chipados com a marca do código bluetooth, o que é mentira.

Um vídeo em que um homem abre a tela do seu celular e mostra dezenas de sinais de Bluetooth tem sido compartilhado nas redes sociais como se fosse uma prova de que pessoas vacinadas contra a Covid-19 estivessem marcadas com um chip que permite sua geolocalização. A gravação, no entanto, mostra apenas dispositivos próximos que estavam com a função ligada.

O autor do vídeo usa o BLE Scanner, aplicativo para rastreamento de dispositivos Bluetooth, produzido pela empresa indiana Bluepixel Technologies. Na própria gravação, é possível ver que o programa tinha reconhecido dispositivos da Apple (o símbolo da maçã aparece embaixo dos ícones que apresentam a qualidade do sinal).

Print da tela do celular do desinformador mostra o aplicativo reconhecendo reconhecendo dispositivos da Apple por seus códigos.
Sinal. Tela do celular do desinformador mostra que aplicativo reconheceu aplicativos da Apple (Reprodução)

Na parte final do vídeo, o homem não identificado diz ainda que o código que aparece ao lado de cada um dos sinais seria a prova de que se tratavam de pessoas vacinadas. De acordo com ele, o código de 12 caracteres só seria oficial se fosse identificado pelo site MAC Vendors, que identifica endereços MAC — códigos presentes em equipamentos que usam comunicação em rede. A lógica do autor do vídeo, no entanto, contém dois erros:

  • O código que aparece no aplicativo BLE Scanner é, na verdade, o endereço Bluetooth definido pelos fabricantes do dispositivo. Ele é diferente do endereço MAC;
  • O site MAC Vendors não serve para verificar códigos “oficiais”, mas identificar qual empresa foi responsável pela venda de determinado código.
Leia mais
HQ Vacinas contra Covid-19 transformam pessoas em ímãs? Fátima explica
Nas Redes Vacinas testadas contra Covid-19 não usam nanochip para rastrear pessoas pelo 5G

Vale ressaltar que nenhum imunizante contra a Covid-19 possui chips ou tecnologia semelhante em sua composição e que todas as vacinas oferecidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) passaram por testes para avaliar sua segurança e eficácia.

Referências:

1. MAC Vendors
2. BLE Mobile Apps
3. Whatsabyte
4. Ministério da Saúde

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.