Homem que aparece ao lado de Dino em vídeo é atual governador do Maranhão, não Domingos Brazão

Por Ethel Rudnitzki

25 de março de 2024, 15h20

Não é verdade que um vídeo mostra o ministro do STF e ex-ministro da Justiça de Lula (PT) Flávio Dino abraçado ao deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) ou ao seu irmão, o conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão. Quem aparece ao lado de Dino nas imagens compartilhadas nas redes é o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Aos Fatos não identificou registros do ministro ao lado de nenhum dos irmãos Brazão, presos por supostamente ordenarem o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).

Publicações que tiram o vídeo do contexto acumulam mil compartilhamentos no Facebook, 2.000 compartilhamentos no Twitter e milhares de visualizações no Kwai nesta segunda-feira (25).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Brazão e Dino

Vídeo de Flávio Dino com Carlos Brandão, governador do Maranhão, circula fora de contexto nas redes (Reprodução)

O homem de camiseta verde e amarela que aparece abraçado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino em vídeo que circula nas redes não é o deputado Chiquinho Brazão nem o conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) Domingos Brazão, presos sob a acusação de serem os mandantes do assassinato de Marielle Franco. A gravação mostra o governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante a comemoração da vitória de Lula em São Luís em 30 de outubro de 2022.

Na ocasião, Dino publicou em suas redes imagens ao lado de Brandão. Nelas, ambos aparecem com as mesmas roupas usadas no vídeo.

Esta não é a primeira vez que essa gravação é tirada de contexto. Em dezembro de 2022, publicações nas redes sugeriram que o homem que acompanha Dino seria George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que confessou planos de explodir uma bomba em Brasília.

Na época, Brandão desmentiu as acusações publicando outras imagens do dia em que esteve com o então ministro da Justiça.

Referências:

1. Valor Econômico
2. X (Carlos Brandão)
3. Instagram (Flávio Dino)
4. Aos Fatos
5. BBC Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.