Deputado que disseminou mentiras sobre vacinas contra Covid-19 não representa governo do Japão

Por Marco Faustino

10 de junho de 2024, 18h00

Não é verdade que um representante do governo do Japão pediu desculpas aos cidadãos que não se vacinaram contra a Covid-19 e confirmou que os imunizantes mataram milhões de pessoas no país. As peças de desinformação fazem referência a um discurso do deputado de oposição Kazuhiro Haraguchi, que não representa o governo japonês. Em sua fala, o parlamentar usou argumentos enganosos contra as vacinas e defendeu o uso de ivermectina — remédio sem eficácia comprovada contra a doença.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram, centenas de compartilhamentos no Facebook, além de milhares de visualizações no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (10).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Líder japonês pede desculpas aos não vacinados: “Vocês estavam certos, as vacinas estão matando milhões de nossos entes queridos

Posts mentem ao afirmar que  Kazuhiro Haraguchi é líder político no Japão e que o parlamentar disse que vacinas mataram milhões de japoneses

Publicações nas redes enganam ao dar a entender que é representante do governo japonês o parlamentar Kazuhiro Haraguchi, que discursou recentemente contra as vacinas e a favor da ivermectina. Diferentemente do que alegam os posts, Haraguchi é um parlamentar do PCD (Partido Democrático Constitucional do Japão), sigla de oposição ao governo. Ele não ocupa cargo de liderança no partido, não faz parte do governo e não teve qualquer relação com as medidas de combate à pandemia Covid-19 no país.

Aos Fatos não localizou qualquer posicionamento em que o governo japonês pede desculpas pelo uso das vacinas. Desde 2021, início do programa de imunização no país, mais de 436 milhões de doses foram aplicadas, o que levou a uma cobertura vacinal de 79,5% da população. Pesquisas científicas estimam que a vacinação ajudou a reduzir em 97% o número de mortes causadas pela doença no Japão em 2021.

Leia mais
Nas Redes É falso que Shinzo Abe atuou contra vacina e a favor da ivermectina
Nas Redes Japão não vai substituir vacinas por ivermectina para conter a Covid-19

Haraguchi discursou durante uma manifestação contra a OMS (Organização Mundial da Saúde) ocorrida em Tóquio no último dia 1º. O parlamentar prestou condolências aos que perderam entes queridos durante a pandemia e sugeriu que as mortes poderiam ter sido evitadas caso o governo tivesse apostado no uso da ivermectina, e não em campanhas de imunização. O medicamento não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 e seu uso não é permitido no Japão ou em países como Brasil e Estados Unidos.

Apesar de ter disseminado diversas alegações mentirosas sobre as vacinas, o parlamentar negacionista não disse a frase que aparece destacada nas peças de desinformação: “Vocês estavam certos, as vacinas estão matando milhões de nossos entes queridos”. Ele afirmou sem provas, no entanto, que os imunizantes teriam deixado ele e outros políticos do país doentes. As vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes na redução da gravidade da infecção.

Kazuhiro Haraguchi foi ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão entre 2009 e 2010 e desde então não ocupou qualquer cargo de liderança no país. O PCD, sigla do político, faz oposição ao atual governo. O Japão é comandado atualmente pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, presidente do PLD (Partido Liberal Democrata), em coalizão com o NKT (Novo Komeito).

Referências:

1. Gabinete de Relações Públicas do Japão
2. Nature
3. Arab News
4. YouTube
5. Cochrane
6. Ministério da Saúde do Japão
7. FDA
8. Câmara dos Representantes do Japão

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.