Luiz Fernando Menezes/Aos Fatos

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Cinco fatos sobre migração

Por Luiz Fernando Menezes

22 de março de 2019, 16h25

Em visita oficial aos EUA nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que “a maioria dos imigrantes não tem boas intenções nem quer fazer o bem ao povo americano”. A declaração, checada como falsa por Aos Fatos, repercutiu mal e suscitou uma mea-culpa do capitão reformado: “uma boa parte tem boas intenções, a menor parte não. Houve um equívoco da minha parte, peço desculpas”.

Permeado por desinformação, o discurso anti-imigração, tal como o proferido por Bolsonaro, tem se tornado mais frequente em meio às recentes crises migratórias no mundo.

Abaixo, selecionamos, e desenhamos, cinco fatos sobre migração:


1. De acordo com o último Relatório Internacional de Migração das Nações Unidas, publicado em 2017, existem 258 milhões de imigrantes no mundo. Esse percentual permanece na média dos 3%, apesar das crises migratórias mais recentes.

2. Ainda segundo as Nações Unidas, os países com o maior percentual de imigrantes na população são os Emirados Árabes (88%), Kuwait (75%) e Ilhas Turcas e Caicos (69%). Já em números absolutos, as nações que mais receberam imigrantes são os EUA (49,8 milhões), Arábia Saudita (12,2 milhões) e Alemanha (12,2 milhões).

Em relação aos países de origem dos imigrantes, a Índia lidera com 16,6 milhões de pessoas, seguida do México, com 13 milhões, e da Rússia, com 10,6 milhões.

3. A última estimativa, também de 2017, é a de que o Brasil abrigue cerca de 735 mil imigrantes. Em contrapartida, estima-se que existam quase 1,6 milhão de brasileiros vivendo em outros países.

Segundo os últimos dados do fluxo migratório da Polícia Federal, que traçou o histórico da imigração na América Latina, o Brasil recebeu mais pessoas de Bolívia (148 mil), Argentina (98 mil) e Uruguai (69 mil).

4. Mas a Venezuela é, hoje, o país de origem da maioria dos estrangeiros que vêm para o Brasil: só nos últimos dois anos, a Polícia Federal calcula que 199 mil venezuelanos entraram no Brasil. Desses, cem mil registraram saída. Portanto, a PF estima que, desde 2017, 98 mil venezuelanos vivam hoje no país.

Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), publicada em 2018, a população venezuelana não indígena que atravessa a fronteira apresenta, majoritariamente, bom nível de escolaridade (78% possuem nível médio completo e 32% têm superior completo ou pós-graduação). Ainda segundo o mesmo levantamento, 60% desses indivíduos estavam, em 2017, empregados em alguma atividade remunerada e enviaram remessas para cônjuges e filhos na Venezuela.

5. O instituto Ipsos trouxe um dado interessante na pesquisa “Perigos da Percepção”: os brasileiros superestimam em cerca de 75 vezes o número de imigrantes que residem no país. De acordo com o levantamento, os entrevistados acreditavam que a população brasileira era formada por 30% de imigrantes, quando, na verdade, são cerca de 0,4%.

O Brasil foi o quarto país com a maior diferença entre percepção e realidade, perdendo apenas para Colômbia, África do Sul e Peru.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.