Verbete em inglês sobre Alexandre de Moraes na Wikipédia é alterado com desinformação

Por Ethel Rudnitzki

9 de abril de 2024, 16h10

O verbete em inglês sobre Alexandre de Moraes na Wikipédia tem sido atualizado com informações falsas desde que Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), começou a publicar ataques contra o ministro e ameaçou descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal.

Foram ao menos quatro tentativas de incluir adjetivos que atacam a honra do ministro do STF nos últimos dois dias.

  • Na madrugada de segunda-feira (8), um usuário tentou alterar duas vezes a legenda da foto do ministro para descrevê-lo como “tirano”, mas as edições foram revertidas poucos minutos depois;
  • À noite, outro editor acrescentou o adjetivo “corrupto” na apresentação do ministro — o que também foi derrubado logo em seguida;
  • Já na manhã desta terça-feira (9), permaneceu por mais de 30 minutos no ar uma edição que apresentava Moraes como “um autoritário juiz brasileiro, que atualmente ocupa o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal”.

Todas as edições foram feitas por usuários sem registro na plataforma, identificados apenas por seus endereços de IP: dois deles localizados nos Estados Unidos, nos estados de Illinois e Nova York, e outro na Inglaterra, na cidade de Birmingham. Este último também fez edições no verbete sobre a rede social Rumble na enciclopédia, alterando a frase que descrevia a plataforma como “popular entre a extrema-direita” para “popular entre conservadores”.

Além das edições mal intencionadas, também foram adicionadas novas informações sobre os recentes acontecimentos entre o ministro e Musk. Esses conteúdos foram acrescentados em uma parte do verbete que fala sobre críticas à sua atuação, que já incluía acusações do jornalista Glenn Greenwald contra Moraes e um artigo do New York Times de janeiro de 2023 que analisa as decisões do ministro de combate à desinformação e ataques ao sistema eleitoral.

Leia mais
Explicamos Entenda o embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes e suas possíveis consequências

O verbete de Moraes em inglês, que registrou mais de 10 mil acessos nos últimos 30 dias, também trata de aspectos da vida pessoal e carreira do ministro antes de assumir a vaga no STF. A página dá destaque para:

  • sua atuação como relator do inquérito das fake news;
  • a decisão que censurou reportagem da Crusoé;
  • a decisão que suspendeu o Telegram em maio de 2022;
  • e a prisão de Anderson Torres e o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), após os ataques do 8 de Janeiro.

Em português. Nos últimos dias, a página em português de Moraes também foi alvo de atos de vandalismo relacionados às disputas com Musk. Um usuário recém-criado com o pseudônimo Vingador01 incluiu no verbete que o maior mérito do magistrado teria sido o empresário o ter “notado”. A edição foi revertida quase 40 minutos depois e a página foi protegida, permitindo apenas a edição de usuários confirmados por um ano.

Em inglês, a página segue sem proteção. Os verbetes sobre Moraes também têm traduções em espanhol, francês e árabe, mas esses não sofreram tentativas de vandalismo nos últimos dias.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.