Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Wyllys não postou tweet com críticas a Greenwald e sobre suposto acordo com jornalista

Por Luiz Fernando Menezes

8 de julho de 2019, 12h49


É falso que, em um tweet, o ex-deputado Jean Wyllys disse ao jornalista Glenn Greenwald, de The Intercept Brasil, que não tem relação com o que ele está fazendo e que o acordo entre os dois não seria esse, como afirmam publicações nas redes (veja aqui). Além de não haver registros de que o tweet tenha sido publicado por Wyllys, a montagem também não traz o selo de verificação que há no perfil dele naquela rede social.

A imagem do falso tweet circula no Facebook desde o final de semana e acumula cerca de 3.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (8). Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (veja como funciona).


FALSO

Jean Wyllys: Não foi isso o acordo @ggreenwald [...].

Não há registro de que o ex-deputado do PSOL Jean Wyllys tenha publicado um tweet cuja imagem circula nas redes sociais e que diz que ele não pode sair prejudicado pela atuação do jornalista Glenn Greenwald, que “o acordo não foi esse”. Segundo a imagem, a publicação foi feita no dia 5 de julho, mas o Wyllys não posta desde o dia 4.

O tweet, na verdade, foi publicado por uma conta que se passa pelo ex-deputado e forja um nome de usuário semelhante ao de Wyllys: o @jeanwyIIys_reaI é escrito com "i" maiúsculo, e não com "l".

Outra característica que denuncia a falsidade da publicação é que a imagem não tem o selo de verificação que aparece logo após o nome de Wyllys em sua conta oficial.

Por fim, vale ressaltar que o tweet forjado foi publicado com um aparelho que usa sistema Android. Wyllys, em seu perfil oficial no Twitter, nas últimas postagens, utilizou um iPhone.

Por outro lado, nas últimas semanas, o ex-deputado tem feito tweets em defesa do jornalista de The Intercept Brasil e com críticas à narrativa apresentada pelo perfil anônimo “O Pavão Misterioso” que afirma que os vazamentos de diálogos de integrantes Lava Jato fazem parte de um acordo entre os dois.


Esta checagem foi atualizada às 16h10 do dia 8 de julho de 2019 para acrescentar a informação de que o tweet falso foi publicado com um aparelho que usa Android, quando Wyllys utiliza um iPhone para postar.