🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra acidente de Kobe Bryant, mas queda de aeronave nos Emirados Árabes Unidos

Por Amanda Ribeiro

28 de janeiro de 2020, 14h57

Um vídeo que mostra a queda de um helicóptero nos Emirados Árabes Unidos em 2018 tem circulado nas redes sociais como se fosse do acidente que matou o ex-jogador de basquete americano Kobe Bryant (veja aqui). Na ocasião registrada nas imagens, a aeronave cai após se enroscar nos fios de uma tirolesa.

Publicações com o vídeo fora de contexto apareceram nas redes sociais no domingo em ao menos três idiomas: português, inglês e espanhol. Em português, postagens no Facebook acumulavam ao menos 2.300 compartilhamentos na tarde desta terça-feira (28) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Vídeo do exato momento em que o helicóptero do Kobe caiu!

Publicações que circulam nas redes sociais têm compartilhado um vídeo de uma queda de helicóptero como se fosse o acidente que matou o ex-jogador de basquete da NBA Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas no último domingo (26). No entanto, as imagens são de 2018 e mostram, na verdade, a queda de uma aeronave nos Emirados Árabes Unidos em 2018.

O acidente ocorreu na região das montanhas de Jebel Jais, na província de Ras al-Khaimah, enquanto uma equipe se deslocava de helicóptero para resgatar um homem que havia se ferido em uma trilha. Na ocasião, a aeronave se enroscou nos fios da maior tirolesa do mundo, inaugurada em fevereiro daquele ano. Quatro pessoas morreram.

Em vídeo do canal de notícias do Oriente Médio The National é possível ver outro ângulo da queda.


Kobe Bryant. Um dos maiores astros da NBA, a liga de basquete americana, o ex-jogador do Los Angeles Lakers Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero no último domingo (26) ao lado da filha Gianna e de outras sete pessoas. Apesar de as causas do acidente ainda não serem conhecidas, suspeita-se que o nevoeiro na cidade de Calabasas, onde ele ocorreu, possa ter provocado a queda.

Esta desinformação também foi checada pelo Fato ou Fake e pelo Boatos.org.

Referências:

1. Globo Esporte (Fontes 1 e 2)
2. BBC
3. R7
4. Viagem e Turismo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.