Aos Fatos

Seja um apoiador

Checamos

Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos

Mais

Explore todos os nossos conteúdos e checagens

Vídeo não mostra acidente de Kobe Bryant, mas queda de aeronave nos Emirados Árabes Unidos

Por Amanda Ribeiro

28 de janeiro de 2020, 15h57


Um vídeo que mostra a queda de um helicóptero nos Emirados Árabes Unidos em 2018 tem circulado nas redes sociais como se fosse do acidente que matou o ex-jogador de basquete americano Kobe Bryant (veja aqui). Na ocasião registrada nas imagens, a aeronave cai após se enroscar nos fios de uma tirolesa.

Publicações com o vídeo fora de contexto apareceram nas redes sociais no domingo em ao menos três idiomas: português, inglês e espanhol. Em português, postagens no Facebook acumulavam ao menos 2.300 compartilhamentos na tarde desta terça-feira (28) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Vídeo do exato momento em que o helicóptero do Kobe caiu!

Publicações que circulam nas redes sociais têm compartilhado um vídeo de uma queda de helicóptero como se fosse o acidente que matou o ex-jogador de basquete da NBA Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas no último domingo (26). No entanto, as imagens são de 2018 e mostram, na verdade, a queda de uma aeronave nos Emirados Árabes Unidos em 2018.

O acidente ocorreu na região das montanhas de Jebel Jais, na província de Ras al-Khaimah, enquanto uma equipe se deslocava de helicóptero para resgatar um homem que havia se ferido em uma trilha. Na ocasião, a aeronave se enroscou nos fios da maior tirolesa do mundo, inaugurada em fevereiro daquele ano. Quatro pessoas morreram.

Em vídeo do canal de notícias do Oriente Médio The National é possível ver outro ângulo da queda.


Kobe Bryant. Um dos maiores astros da NBA, a liga de basquete americana, o ex-jogador do Los Angeles Lakers Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero no último domingo (26) ao lado da filha Gianna e de outras sete pessoas. Apesar de as causas do acidente ainda não serem conhecidas, suspeita-se que o nevoeiro na cidade de Calabasas, onde ele ocorreu, possa ter provocado a queda.

Esta desinformação também foi checada pelo Fato ou Fake e pelo Boatos.org.

Referências:

1. Globo Esporte (Fontes 1 e 2)
2. BBC
3. R7
4. Viagem e Turismo