Aos Fatos

Vídeo mostra torcida do Bahia em 2018, não manifestação 'Lula livre'

Por Luiz Fernando Menezes

16 de abril de 2019, 16h13


Um vídeo que mostra a multidão de torcedores em volta do ônibus do Bahia antes da primeira partida do time na final do Campeonato Baiano do ano passado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, tem sido veiculado nas redes sociais como se registrasse uma manifestação recente pela soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A publicação enganosa denunciada por usuários do Facebook foi feita pela página Haddad é PT no dia 12 de abril e acumulava cerca de 3.200 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (16). Essa e todas as outras publicações com conteúdo igual foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Povão (sic) querem Lula

Não tem qualquer relação com a campanha ‘Lula livre’ o vídeo de uma multidão em festa em torno de um ônibus vermelho e azul. O vídeo, na verdade, foi publicado no Instagram pelo perfil oficial do Esporte Clube Bahia em abril de 2018 e mostra a recepção do time pela torcida na chegada à Arena Fonte Nova, em Salvador. Na ocasião, o Bahia enfrentou o Vitória no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano do ano passado. O mesmo vídeo também foi publicado no Twitter oficial da equipe.

O vídeo, mesmo em baixa resolução, não esconde o logo do time baiano, que pode ser visto na lateral do ônibus. Abaixo, uma comparação entre o vídeo e uma foto do veículo utilizado pelo Bahia:

Outro lado. Procurado por Aos Fatos nesta terça-feira (16), a página Haddad é PT não respondeu até a publicação desta checagem.