🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo e fotos mostram hortifruti alagado em Rio das Pedras, não Ceasa-RJ

Por Luiz Fernando Menezes

12 de abril de 2019, 16h44

É falsa a informação que circula em redes sociais de que uma das unidades da Ceasa-RJ (Central Estadual de Abastecimento do Rio de Janeiro) teria sido alagada pela forte chuva que caiu no Rio de Janeiro no começo da semana. As imagens, que mostram frutas e legumes boiando na água suja, foram feitas em um hortifruti na comunidade Rio das Pedras, que fica na zona oeste da cidade.

A peça de desinformação foi denunciada ao Aos Fatos por dezenas de leitores no WhatsApp (veja como participar). Publicações semelhantes também estão no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Pessoal, eu recebi um vídeo alertando para os cuidados com as frutas e legumes. Ceasa teria ficado alagado. Lavem. Desinfetem td. Não comam nada cru.

Não mostram a Ceasa-RJ (Central Estadual de Abastecimento do Rio de Janeiro) o vídeo e as fotos de um local repleto de frutas e legumes boiando em água suja de enchente. As imagens, na verdade, apareceram em uma reportagem do O Globo sobre um hortifruti em Rio das Pedras, na Zona Oeste, que foi inundado pela chuva na última segunda-feira (8).

A Ceasa-RJ chegou a desmentir o boato em seu perfil oficial no Facebook. De acordo com uma publicação feita no dia 11, o estabelecimento “não pertence a nenhuma Unidade das Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro”. A Ceasa-RJ também pede para que as pessoas “não divulguem informações falsas, pois isso prejudica o abastecimento nas unidades”.

A cidade do Rio de Janeiro foi alvo da maior tempestade dos últimos 22 anos nesta semana. A chuva, que começou na segunda-feira (8) e seguiu com força até terça (9), alagou casas, derrubou barreiras e árvores e deixou 10 mortos.

A Agência Lupa também checou como a informação com falsa.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.