🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de Bolsonaro sendo ovacionado é de 2018 e não foi gravado no Maracanã

Por Amanda Ribeiro

11 de julho de 2019, 14h02

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro tenha sido ovacionado na saída do estádio do Maracanã depois da final da Copa América, no último domingo (7). Apesar de as imagens que vêm sendo compartilhadas nas redes (veja aqui) realmente mostrarem um momento de apoio ao político, elas não foram registradas no Rio de Janeiro, mas no aeroporto de Fortaleza, em junho de 2018, antes do início da campanha eleitoral.

Uma série de boatos relacionados ao jogo da seleção brasileira surgiu nas redes quando, ao participar da cerimônia de entrega da premiação aos jogadores, o presidente foi vaiado e aplaudido. Aos Fatos também checou outra notícia falsa relacionada ao assunto, que afirmava que o técnico da seleção, Tite, supostamente teria chamado os eleitores de Bolsonaro de “alienados”.

Compartilhada por páginas e perfis pessoais, a peça de desinformação acumula cerca de 1.000 compartilhamentos até a tarde desta quinta (11). O conteúdo também teve checagem solicitada por leitores do Aos Fatos pelo WhatsApp (saiba como participar). Todas as postagens foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de monitoramento da rede social (veja como funciona).


DISTORCIDO

Saída do Maracanã. Não viste na Globo? Nem verás.

Durante a cerimônia de premiação da seleção brasileira masculina na Copa América realizada no estádio do Maracanã no último domingo (7), o presidente Jair Bolsonaro foi ao mesmo tempo vaiado e aplaudido por torcedores. Na saída do estádio, no entanto, não houve nenhuma grande manifestação a favor do presidente, ao contrário do que afirmam postagens que circulam nas redes sociais.

O vídeo que vem sendo compartilhado como se tivesse sido gravado no último domingo (7), na verdade, foi registrado durante um ato pré-campanha realizado pelo então deputado federal em Fortaleza em junho de 2018. As imagens, que registram uma comitiva de boas-vindas que recebeu o político do PSL no aeroporto sob aplausos e gritos de “mito”, foram postadas no canal do YouTube do site Poder 360.

Vaias e aplausos. Acompanhado do ministro Sergio Moro, o presidente assistiu à final da Copa América entre Brasil e Peru e desceu ao gramado ao fim da partida para cumprimentar os jogadores e participar da cerimônia de premiação. Na ocasião, foi recebido por torcedores tanto com aplausos e gritos de “mito” quanto com vaias.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou na última segunda (8) que o presidente entende que vaias e aplausos são um direito do cidadão e manifestações democráticas. Ainda segundo Barros, Bolsonaro está com a “consciência tranquila” com relação às medidas tomadas por seu governo.

O Boatos.org também fez checagem similar sobre a desinformação.

Referências:

1. Aos Fatos
2. O Globo
3. Folha de S.Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.