🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Shoppings não recrutaram Papais Noéis de verde e amarelo para protestar contra o PT

Por Amanda Ribeiro

21 de novembro de 2019, 13h22

Não é verdade que shopping centers de São Paulo tenham decidido recrutar Papais Noéis vestidos de verde e amarelo em protesto contra o PT, diferentemente do que dizem publicações que circulam nas redes. A foto compartilhada nas postagens (veja aqui) é, na verdade, de uma ação beneficente feita na cidade de Itapira (SP) em dezembro de 2012.

A imagem descontextualizada circula desde 2015 e voltou a ganhar tração nas redes depois que o ex-presidente Lula (PT) foi solto, no dia 8 de outubro.

Publicada por perfis pessoais no Facebook, a peça de desinformação já acumula cerca de 1.300 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira (21). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


Selo falso

Contra PT, shoppings chiques de São Paulo estão recrutando Papai Noel verde e amarelo.

Em dezembro de 2012, um grupo de cerca de cem voluntários vestidos com uma versão verde e amarela da fantasia do Papai Noel foi às ruas de Itapira (SP) para distribuir presentes de Natal a famílias carentes. Uma foto dos voluntários reunidos à época em uma espécie de galpão voltou a compartilhada nas redes nos últimos dias como se fosse recente e retratasse uma ação de shoppings de São Paulo que decidiram trocar a cor da vestimenta do personagem para protestar contra o PT.

A mesma imagem aparece em uma reportagem publicada pelo G1 em 2012 sobre a ação beneficente e tem sido usada em peças de desinformação desde 2015. Naquele ano, o site de humor Sensacionalista publicou a fotografia com um texto que afirmava que shoppings São Paulo recrutavam Papai Noel verde e amarelo em “celebração ao Brasil”. Sem reconhecer o caráter satírico da postagem, diversos outros portais passaram a replicar a informação como se fosse verdadeira.

Em 2018, a página de sátira Falha de S.Paulo também publicou a imagem no Twitter, afirmando que “Bolsonaro repudia a cor vermelha dos Papais Noéis e obriga todos a usarem verde e amarelo”.

A imagem descontextualizada voltou a ser compartilhada após a soltura do ex-presidente Lula (PT) no último dia 8.

O grupo de voluntários que aparece na foto é formado por empresários e profissionais liberais de Itapira e foi fundado em 2000 com o nome Noéis Anônimos do Brasil, segundo um portal da cidade.

A mesma desinformação sobre a foto foi checada pelo E-farsas em 2016.

Referências:

1. G1
2. Sensacionalista
3. Itapira News


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.