🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

PT não entrou com ação judicial para barrar 13º do Bolsa Família

Por Luiz Fernando Menezes

12 de abril de 2019, 16h06

É falsa a informação de que o PT entrou com uma ação judicial para barrar o 13º que o governo Bolsonaro promete pagar aos beneficiários do Bolsa Família este ano. O partido negou ao Aos Fatos nesta sexta-feira (12) ter ingressado com processo nesse sentido. E, como a medida foi apenas anunciada, não efetivamente aplicada, não há objeto a ser derrubado em ação na Justiça.

A peça de desinformação também utiliza uma montagem sobre foto de 2017. Na imagem original, em vez de um cartaz contra a 13º parcela do Bolsa Família, os petistas seguravam placa com frase pela abertura de investigações contra o então presidente Michel Temer (MDB).

A publicação, que já acumula mais de 20 mil compartilhamentos no Facebook, foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). A desinformação também circula em mensagens no WhatsApp e foi denunciada ao Aos Fatos por leitores no aplicativo de mensagens (veja como participar).


FALSO

PT entra com uma ação para derrubar o decreto de Bolsonaro que permite que o pobre tenha acesso a um décimo terceiro salário no programa Bolsa Família.

A informação acima é falsa. Antes de mais nada, o 13º no Bolsa Família ainda não foi decretado, de fato. O governo anunciou a medida na última quinta-feira (11) e disse que o benefício virá por meio de MP (Medida Provisória). De acordo com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a MP será publicada a tempo de viabilizar o pagamento ainda este ano, mas não informou a data da publicação. Como a medida ainda não foi instaurada, não é possível entrar com uma ação na Justiça para derrubá-la.

Procurados por Aos Fatos nesta sexta-feira, o PT e a liderança do partido na Câmara dos Deputados negaram ter ingressado com qualquer ação judicial para barrar o incremento proposto pelo governo no programa social. O PT também publicou uma nota oficial em seu site, dizendo que as mensagens com essa informação são "mentirosas".

Até agora, petistas ficaram restritos a criticar a medida. A presidente da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), lembrou que a ideia não é nova (já se falava desde 2003) e que o anúncio de Bolsonaro “é um engano e tenta fraudar o Bolsa Família, que é um projeto complementar de renda, pensado para uma população pobre”. Já Fernando Haddad, candidato derrotado à Presidência da República no ano passado, ironizou a medida resgatando um tweet de Bolsonaro de 2010 e sugeriu que o governo pensasse primeiro em reajustar o benefício.

Montagem. Além disso, a imagem utilizada pela peça de desinformação foi adulterada para trocar a frase que aparece no cartaz segurado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Na imagem original está escrito “Voto pelos 8 entre 10 brasileiro(a)s que exigem investigação”. A fotografia é de agosto de 2017, quando integrantes do PT colaram adesivos em seus ombros esquerdos com os dizeres “Fora Temer” para ironizar a tatuagem do deputado Wladimir Costa (SD-PA) em homenagem ao ex-presidente emedebista.

Em 2017, o então senador Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou o PLS 256/2017, que propunha o pagamento de uma 13ª parcela do Bolsa Família. O projeto, no entanto, foi arquivado em dezembro do ano passado no fim da legislatura anterior.

Isso não quer dizer, no entanto, que o PT sempre foi favorável ao pagamento de um 13º no programa. Em 2006, quando o Senado votou o PLS 262/2006, de autoria de Efraim Morais (PFL-PB), e que incluía um benefício natalino (13º) no Bolsa Família, a base do governo Lula foi contra o projeto. No entendimento do governo à época, o 13º seria inconstitucional porque o Bolsa Família é um benefício de natureza assistencial, não trabalhista. O projeto foi arquivado na Câmara dos Deputados em 2010 por inadequação financeira e orçamentária.


Esta checagem foi atualizada às 16h50 do dia 12 de abril de 2019 para acrescentar a nota publicada no site do PT.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.