Aos Fatos

Poema que exalta soldados não foi citado por Obama no Memorial Day

Por Luiz Fernando Menezes

12 de março de 2019, 16h56


É falsa a informação de que o poema “It is the Soldier” (“É o Soldado”, em inglês), de Charles Province, foi usado pelo ex-presidente Barack Obama em um de seus discursos durante o Memorial Day, feriado norte-americano em homenagem aos combatentes mortos em conflitos. Além de não haver nenhuma citação a ele nas falas do ex-presidente na data, o autor da obra já negou que ela tenha sido declamada por Obama.

A informação enganosa foi propagada no Twitter pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), no último dia 8, quando ele saiu em defesa da declaração proferida por Jair Bolsonaro (PSL) em evento dos fuzileiros navais. Na ocasião, o presidente disse que “democracia e liberdade, só existe quando as suas respectivas Forças Armadas assim o quer”.

Depois dos tweets de Onyx, a desinformação foi amplificada e posts em diversos perfis pessoais no Facebook já acumulavam mais de 3.500 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (12). Todos eles foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona). Conteúdo igual também foi denunciado ao Aos Fatos por leitores no WhatsApp (veja como participar).


FALSO

Discurso de Barack Obama: “É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos (...)”.

Ao rebater críticas à declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na cerimônia dos 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (“democracia e liberdade, só existe quando as suas respectivas Forças Armadas assim o quer”), o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, publicou em seu Twitter um poema escrito pelo americano Charles Province e citou que a obra teria sido recitada pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama durante um evento no Memorial Day. Essa informação é FALSA.

O poema que exalta a importância dos soldados nunca foi declamado por Obama, como Aos Fatos pôde constatar ao verificar as transcrições de todos os discursos proferidos pelo ex-presidente dos EUA no feriado Memorial Day (2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016). Não há qualquer menção, integral ou parcial, do poema “It is the Soldier”.

Também não há registros de que Obama tenha citado o poema em outra ocasião que não os discursos do Memorial Day. O autor do texto, Charles Province, afirmou que sua obra nunca foi utilizada em discursos do ex-presidente americano, segundo o Fato ou Fake, que também checou a informação como falsa, assim como a Agência Lupa.

Onyx não foi o primeiro político brasileiro a propagar esta informação enganosa. Em um discurso na Câmara dos Deputados em agosto de 2015, o então deputado federal e atual prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP-PR) também recitou o poema e disse que ele tinha sido reproduzido por Obama num pronunciamento no Memorial Day.

Procurado por Aos Fatos, o ministro Onyx Lorenzoni não respondeu até a publicação desta checagem.