🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Pesquisa Datafolha que aponta liderança de Haddad nunca foi feita

Por Tai Nalon

5 de setembro de 2018, 16h30

Circula nesta quarta-feira (5) em redes sociais como o WhatsApp um arquivo em formato pdf com uma pesquisa Datafolha falsificada. O arquivo, cujo nome é "data folha setembro-1.pdf", traz três páginas de um levantamento do instituto que nunca foi feito.

O documento falsificado registra o candidato à Vice-Presidência na chapa do PT, Fernando Haddad, na liderança, com 20%nas intenções de voto em um dos cenários de uma pesquisa estimulada. O mesmo pdf indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua candidatura impedida na madrugada do último sábado (1) pelo Tribunal Superior Eleitoral, teria 49% das intenções de voto em outro cenário. Nada disso é real.

Questionado por e-mail a respeito da veracidade do levantamento, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, informou ao Aos Fatos que se trata de uma falsificação. "O material é fake. Essa pesquisa não foi realizada", disse.

Veja, abaixo, o que Aos Fatos verificou.


FALSO

Desejo de votar em Lula chega a 49%; no cenário sem o petista, Haddad lidera, Bolsonaro mantém segunda posição e cai o índice de Alckmin

É FALSO que Lula tem 49% em pesquisa Datafolha realizada nos dias 1 e 2 de setembro de 2018. Também é FALSO que Haddad lidera no cenário sem Lula. O motivo é simples: a pesquisa nunca foi feita. O próprio diretor do Datafolha nega que haja qualquer pesquisa realizada nesse período.

O boato corre as redes em meio à confusão gerada pelo cancelamento de registro de uma pesquisa Datafolha cuja investigação de campo teria se iniciado apenas em 4 de setembro e só terminaria em 6 de setembro. A pesquisa falsificada em questão, porém, afirma que o levantamento foi feito em 1 e 2 de setembro — o que nunca aconteceu.

"Registrado como candidato do PT na disputa pela Presidência da República, o ex-presidente Lula tem 49% das intenções de voto estimulada e detém a liderança isolada na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha após o início oficial do período eleitoral. Ele tem larga vantagem sobre Jair Bolsonaro (PSL), que tem 18% e é seu adversário mais próximo neste momento. Preso há mais de quatro meses, o petista teve a sua candidatura avaliada pela Justiça Eleitoral e está impedido de concorrer ao seu terceiro mandato presidencial. Sem Lula, Haddad toma a liderança da corrida presidencial, com percentual inferior ao de votos em brancos ou nulos, e é seguido de perto por Jair Bolsonaro (PSL)", diz um trecho do relatório falsificado. Esse texto, contudo, é uma cópia do relatório do último levantamento do Datafolha. Nessa versão adulterada, as percentagens relativas a cada candidato foram alteradas.

Também no dia 4 de setembro, o instituto cancelou junto ao Tribunal Superior Eleitoral o registro da pesquisa. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, que pertence ao mesmo grupo do instituto de pesquisa, o registro original da sondagem de votos para presidente da República, de código BR-02553/2018, foi feito na última sexta-feira, antes do término da votação do TSE que vetou a candidatura de Lula.

"Como o questionário contemplava cenário com o nome do candidato impedido, o instituto decidiu não aplicá-lo. O Datafolha registrou nova pesquisa, que será realizada e divulgada na segunda (10)", diz o jornal.

O novo registro já foi feito junto ao TSE. De número BR-02376/2018, a pesquisa é contratada pela TV Globo e deverá sondar 2.820 entrevistados. Aqui é possível ver o registro.

A controvérsia também foi alimentada pelo cancelamento da divulgação de outra pesquisa, esta do Ibope, que seria publicada na última terça-feira (4) pelas empresas do Grupo Globo. Imagens forjadas do resultado desse levantamento também circulam nas redes sociais nesta quarta-feira, e Aos Fatos já demonstrou que se trata de conteúdo falso.

Colaborou Alexandre Aragão


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.