🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Pesquisa atribuída ao BTG Pactual tem nova versão falsa

Por Judite Cypreste

27 de outubro de 2018, 19h30

É FALSA uma corrente que circula no WhatsApp que atribui ao banco BTG Pactual uma pesquisa que aponta o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 77% dos votos válidos contra 23% de Fernando Haddad (PT). A mensagem circula nas redes sociais sempre às vésperas da divulgação de pesquisas decisivas, mas não corresponde à realidade.

Segundo a corrente, o BTG Pactual teria realizado um tracking — tipo de pesquisa de opinião para monitoramento interno de empresas e campanhas políticas — em que Bolsonaro teria vantagem de quase 50 pontos percentuais em cima de Haddad. A instituição financeira, em nota, informou a Aos Fatos que a pesquisa é “fake news”. Além disso, o banco diz não realizar pesquisas para o “mercado financeiro”, como informa a corrente — apenas encomenda levantamentos registrados no TSE ao Instituto FSB Pesquisas.

A falsa corrente foi enviada por leitores do Aos Fatos no WhatsApp com pedido de checagem. Para sugerir, envie uma mensagem para (21) 99747-2441.


FALSO

URGENTE: PESQUISA Tracking BTG. Acabou de Sair para o Mercado Financeiro: Bolsonaro 77%. Haddad 23%

Uma corrente com dados de uma suposta pesquisa feita pelo banco BTG Pactual voltou a circular nas redes sociais. De acordo com a peça de desinformação, o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro estaria com 77% dos votos válidos — quando se descontam os percentuais de votos em branco, nulos e de indecisos — enquanto seu oponente, Fernando Haddad, teria apenas 23%.

A FSB Comunicação, em nota enviada ao Aos Fatos, informou que a pesquisa divulgada na corrente “não existe. É fake news”. Além disso, o banco não realiza pesquisas para o “mercado financeiro”, como informa a corrente, apenas encomenda levantamentos registrados no TSE ao Instituto FSB Pesquisas.

No segundo turno, o BTG Pactual encomendou duas pesquisas ao Instituto FSB Pesquisas. Na pesquisa mais recente divulgada no último domingo (21) Bolsonaro tinha 60% dos votos válidos; Haddad, 40%. Os dados foram coletados entre 20 e 21 de outubro. A outra pesquisa, divulgada em 14 de outubro, aponta 59% dos votos válidos para Bolsonaro contra 41% para Haddad, com dados coletados entre 13 e 14 de outubro. As duas pesquisas têm margem de erro de dois pontos percentuais

Pelo menos duas versões anteriores dessa corrente, com o mesmo texto, mas com intenções de votos diferentes, já circularam nas redes e foram checadas. O Truco, projeto de checagem da Agência Pública, checou uma versão dessa corrente na terça-feira (23). Na ocasião, Bolsonaro aparecia com 52%, enquanto Haddad tinha 48% dos votos válidos.

O site Boatos.org também checou a mesma corrente em 13 de outubro. Na ocasião, os números eram 63% para Bolsonaro e 37% para Haddad.

Um outro indicativo para a falsidade da corrente é a ausência de informações. Não há o número de registro da pesquisa junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Sem o registro, a pesquisa não tem qualquer validade legal e não pode ser divulgada. Tampouco há links externos que levem para um relatório ou uma análise mais aprofundada do conteúdo, como é comum em pesquisas de opinião. A falta da data de publicação e também da coleta de dados não existe na peça de desinformação. Todos essas características atestam a falsidade da corrente.


Esta reportagem foi alterada às 15h40 do dia 28 de outubro de 2018 para informar que a nota enviada ao Aos Fatos negando o conteúdo da pesquisa é de autoria da FSB Pesquisas, e não do BTG.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.