Luiz Fernando Menezes/Aos Fatos

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Perfis apócrifos somem do Jornal da Cidade Online após reportagem do Aos Fatos

Por Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes

15 de julho de 2019, 16h41

Cerca de uma semana depois de Aos Fatos publicar reportagem que apontava indícios de que o site bolsonarista Jornal da Cidade Online publicava textos com assinaturas de repórteres que utilizavam identidades falsas, os jornalistas Otto Dantas e Amanda Acosta tiveram suas imagens de perfil deletadas e pararam de publicar textos no portal.

Os perfis de Dantas e Acosta também foram excluídos do Facebook, onde costumavam republicar textos do site. Otto ainda mantém conta no Twitter, onde nunca houve grande movimentação: a última postagem é de 13 de dezembro de 2018.

Comparação entre as fotos de perfil no dia 2 de julho, antes da publicação da
reportagem do Aos Fatos, e no dia 11 de julho.


Em reportagem publicada no dia 4 de julho, Aos Fatos mostrou que o Jornal da Cidade Online, notabilizado pela difusão de conteúdo enganoso em favor de Jair Bolsonaro nas últimas eleições, usava os perfis de Dantas e Acosta em publicações que traziam ataques e desinformação a respeito de políticos, desembargadores e até ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Os dois, no entanto, apresentam diversos indícios de serem apócrifos — usam imagens alteradas digitalmente e, nos processos em que foram incluídos como réus, nunca foram encontrados pela Justiça para a entrega de notificações.

Além dos dois repórteres, Lívia Martins, outra articulista do site, também teve sua imagem de perfil antiga (ver abaixo) tirada do ar na última semana. Da mesma maneira que Dantas e Acosta, ela possui um e-mail oficial do Jornal da Cidade Online, e sua foto parecia ser editada.

Conforme apontado por dois leitores, a foto utilizada por Lívia Martins é da blogueira de moda Mariana Simionato (ver comparação abaixo). A imagem foi invertida horizontalmente e, por isso, não estava sendo encontrada em buscas reversas.

A comparação, no entanto, mostra marcas presentes nas duas fotos. Além do brinco preto ser o mesmo (seta vermelha), há semelhanças físicas entre as duas fotos: as covinhas na boca (seta azul), a pequena marca no queixo (seta amarela) e a posição do cabelo, incluindo os fios sobre o olho esquerdo (seta verde). Além disso, o fundo, mesmo que cortado na foto de Martins, é idêntico.

Nenhum dos três repórteres assinaram novos artigos após a publicação da reportagem do Aos Fatos, no dia 4 de julho. O último conteúdo, publicado por Otto Dantas no dia 3, falava sobre um vídeo em que Jair Bolsonaro, à época deputado federal, afirma que Glauber Rocha (PSOL-RJ) é um “mentiroso costumaz”. O texto foi publicado um dia após Braga chamar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de “ladrão” em uma audiência na Câmara dos Deputados.

O Jornal da Cidade Online não enviou ao Aos Fatos nenhum tipo de explicação após a publicação da reportagem. Também não foi encontrado, nem no site, nem nas redes sociais, algum tipo de aviso aos leitores sobre as mudanças editoriais relacionadas a Dantas, Acosta e Martins.

Aos Fatos voltou a entrar em contato com o editor do Jornal da Cidade Online, José Tolentino, via e-mail e WhatsApp para questionar por que as fotos dos três repórteres foram deletadas do site e por que não houve nenhum tipo de aviso aos leitores. A mensagem foi visualizada por Tolentino às 18h11 da última quinta-feira (11), mas, até a publicação desta reportagem, nesta segunda-feira (15), não houve retorno.


Esta reportagem foi atualizada às 15h32 do dia 22 de julho de 2019 para acrescentar a origem da imagem utilizada pelo perfil de Lívia Martins e a comparação entre as duas fotos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.