🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Oferta falsa de emprego nas Lojas Americanas esconde golpe de roubo de dados

Por Luiz Fernando Menezes

11 de outubro de 2019, 18h09

Anúncios de vagas na rede das Lojas Americanas, que na verdade não existem, vêm sendo publicados no Facebook para atrair usuários da rede social para um golpe de roubo de dados (veja aqui). A assessoria da empresa afirma que as vagas são falsas e que os interessados em trabalhar na companhia devem se inscrever em seu site oficial.

Aos Fatos mostrou, na última segunda-feira (7), que postagens com vagas falsas de emprego servem de isca para roubar dados dos usuários que se mostrem interessados. As páginas que divulgam as falsas oportunidades pedem informações pessoais e até login e senha das pessoas na rede social.

Publicações com as falsas vagas nas Lojas Americanas têm sido compartilhadas no Facebook e acumulam mais de 3.000 compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (11). O conteúdo foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Lojas Americanas. Estamos contratando. LEIA ATÉ O FINAL. VAGAS ABERTAS ATÉ 15/10. PRECISAMOS COM OU SEM EXPERIÊNCIA. MASCULINO E FEMININO. 19 vagas.

As Lojas Americanas não estão contratando funcionários por meio de anúncios no Facebook, como dizem postagens que circulam na rede social. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da empresa afirmou que as vagas anunciadas são falsas. Os interessados em trabalhar na rede devem acessar o seu site oficial.

Na última segunda-feira (7), Aos Fatos mostrou que publicações semelhantes têm o objetivo de roubar dados dos usuários. Os posts pedem que os interessados digitem “sim” ou “ok” nos comentários do anúncio para que uma conversa por mensagem privada seja iniciada. São requisitadas, assim, informações como idade e cidade de residência, além de ajuda no compartilhamento das falsas vagas.

Caso o usuário siga os procedimentos apontados pelas páginas durante a conversa, ele corre o risco de estar permitindo que outras pessoas tenham acesso a sua conta na rede social. Com isso, o praticante do golpe consegue visualizar informações pessoais, como fotos e mensagens privadas e pode até fazer publicações sem consentimento do usuário.

Aos Fatos já identificou publicações semelhantes com ofertas de vagas falsas na rede Havan, nas Casas Bahia, nos Correios e outras que oferecem caixas de brinquedos infantis.

Colaborou Amanda Ribeiro.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1, 2, 3, 4 e 5)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.