🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Nem Dilma nem Michelle Bolsonaro disseram que a lua é mais importante que o sol

Por Luiz Fernando Menezes

19 de março de 2019, 19h05

São falsas as informações de que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ou que a primeira-dama Michelle Bolsonaro tenham dito que a lua é mais importante do que o sol “porque ela aparece à noite, quando está tudo escuro” enquanto “o sol, aparece de dia quando já está tudo claro”. O raciocínio, na verdade, é do personagem Mulá Nasrudin, de uma anedota Sufi, corrente do islamismo.

O boato, que circula nas redes desde 2015, voltou a aparecer em diversas publicações no Facebook este ano, umas atribuem a declaração à petista e outras dizem que a fala é da mulher do presidente Bolsonaro. Uma delas acumulava cerca de 20 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (19). As publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verficação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Dilma Rousseff: “A lua é muito mais importante do que o sol, porque ela aparece à noite, quando está tudo escuro. Já o sol, aparece de dia quando já está tudo claro, ou seja, não tem utilidade nenhuma.”

Famosa Micheque me larga essa pérola: “A lua é muito mais importante do que o sol, porque ela vem à noite, quando está escuro. Já o sol aparece de dia, quando já está tudo claro, ou seja, não tem utilidade nenhuma.”

Publicações nas redes sociais têm atribuído a declaração acima ora à ex-presidente Dilma ora à primeira-dama Michelle Bolsonaro. O texto, porém, não é de nenhuma das duas: trata-se de uma anedota Sufi, uma corrente do islamismo.

A anedota aparece em um dos livros de Idries Shah (pseudônimo da Arkon Daraul), autor que escreveu diversas obras sobre a tradição Sufi. Em As gaiatices do incrível Mulá Nasrudin (Roça Nova Editora, 2016), um texto semelhante ao atribuído à Dilma e à Michelle aparece com o título “Mais útil” e seria de Nasrudin, personagem clássico no Oriente Médio, que aparece em diversas anedotas e histórias cômicas:

Nasrudin entrou na casa de chá e declarou:

— A lua é mais útil do que o sol.

— Por que, Mulá?

— Precisamos mais de luz durante a noite do que durante o dia.

Aos Fatos não encontrou registros de que Dilma, de fato, tenha publicado ou dito a anedota. A assessoria da ex-presidente, por mensagem, negou a autoria da frase: “Bobagem. Ela nunca disse isso”. Também não há registros que Michelle Bolsonaro tenha proferido essa declaração.

Há textos em blogs e até desmentidos sobre essa desinformação, que foram publicados em 2015 e 2016.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.