🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mulher que aparece em foto cheirando cocaína não é deputada do PSOL

Por Amanda Ribeiro

12 de setembro de 2019, 13h28

Uma foto que circula nas redes de uma mulher cheirando cocaína em meio a um grupo de pessoas não retrata uma vereadora do PSOL (veja aqui). Segundo as publicações, ela teria sido flagrada em uma manifestação pela educação no Rio de Janeiro e se chamaria Vitória Donda. No entanto, além de não haver nenhuma filiada ao PSOL com esse nome, a imagem, que pode ser encontrada na internet ao menos desde 2016, já foi usada em peças de desinformação na Argentina e na Espanha como se também retratasse políticos desses países.

Compartilhadas por páginas e perfis pessoais no Facebook, as postagens já acumulam ao menos 6.900 compartilhamentos até a tarde desta quinta (12). Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

*PROFESSORA* FILMADA CHEIRANDO COCAÍNA NO PROTESTO DA EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO. VAMOS TORNÁ-LA FAMOSA AO MÁXIMO!!!

ESTA É “VITÓRIA DONDA”, LÍDER ATIVISTA DO ABORTO NO “PSOL” EM PLENA ATIVIDADE PSOLISTA.

Uma imagem de uma mulher cheirando cocaína sobre um celular tem sido difundida nas redes sociais como se ela fosse uma deputada do PSOL durante uma manifestação pela educação no Rio de Janeiro. Porém, a foto, que circula nas redes em sites humorísticos ao menos desde 2016, já foi atribuída a uma série de políticos de outros países e, por isso, checada por agências como a Newtral (Espanha), o Polígrafo (Portugal) e o Chequeado (Argentina).

Na Argentina, onde parece ter circulado nos primeiros dias de abril de 2019, a imagem foi publicada como se retratasse a deputada do partido Somos Victoria Donda. Como mostra o Chequeado, no entanto, a mulher da foto não se parece fisicamente com Donda, que tem os traços do rosto e a cor do cabelo diferentes.

No Brasil, a postagem vem sendo compartilhada também com o nome da deputada argentina, mas como se retratasse uma parlamentar do PSOL. Em consulta à base de filiados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pode-se verificar que não há nenhuma Victoria (ou Vitória) Donda cadastrada.

Assim como na Argentina, foi também em abril que a imagem foi checada pela agência espanhola Newtral, que desmentiu que a mulher seria uma deputada do partido Ciudadanos chamada Ana Ronda. À agência de checagens, o partido afirmou que não havia nenhuma parlamentar federal ou regional que com o nome Ana Ronda.

Por fim, a desinformação também foi desmentida pela portuguesa Polígrafo ainda durante o mês de abril. Na checagem, o site reforça a conclusão das outras agências de que a foto circula em sites e publicações de humor ao menos desde 2016 e que agora vem sendo usada para atacar políticas de partidos de esquerda de vários países.

O Estadão Verifica também checou a postagem como falsa.

Referências:

1. Victoria Donda
2. Chequeado
3. Newtral
4. Polígrafo
5. TSE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.