🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Montagem insere frases falsas em cartazes de manifestantes pró-Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

28 de maio de 2019, 16h04

Uma imagem que circula nas redes sociais foi alterada digitalmente para afirmar que as duas manifestantes pró-Bolsonaro retratadas erguiam cartazes com dizeres como "apoiamos: o fim da previdência" e "Queiroz Livre". No Facebook, a peça de desinformação já reunia mais de 2.000 compartilhamentos nesta terça-feira (28). Todas as publicações com a montagem foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Apoiamos: o fim da Previdência e do Ensino Universitário! A entrega da EMBRAER, da Petrobras, do BB, CEF, Correios etc.

A imagem editada (à esquerda) que vem circulando nas redes traz duas mulheres segurando cartazes, um deles com os dizeres “Apoiamos: o fim da Previdência e do Ensino Universitário! A entrega da Embraer, da Petrobras, do BB, CEF, Correios etc.” e outro com “Pátria Amada. Queiroz Livre!”.

Na imagem original (à direita), publicada por um perfil pessoal no Twitter, no entanto, é possível ver que as causas defendidas pelas duas manifestantes não tinham nenhuma relação com as sugeridas pelo boato.

Mais montagens. Nesta segunda-feira (27), Aos Fatos verificou ser falsa imagem que mostra um banner em uma das manifestações de domingo com a palavra “forca” em vez de “força”. A foto, feita em um carro de som no ato promovido em Belo Horizonte (MG), foi manipulada digitalmente para retirar do cedilha.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.