🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Manifestante pró-governo não ergueu cartaz ‘Sergio Moro é bom pra burro!’

Por Luiz Fernando Menezes

1 de julho de 2019, 14h49

Foi editada a foto que circula nas redes sociais que mostra uma manifestante pró-governo segurando um cartaz com a mensagem “Sérgio Moro é bom pra burro” (veja aqui). Na imagem original, que foi registrada em maio, não nos protestos deste domingo (30), a frase que aparece no cartaz é “Presidente, estamos com você”.

A foto manipulada e a ambiguidade gerada pela mensagem vêm sendo utilizadas nas redes para ridicularizar as manifestações ocorridas no último domingo (30) em todo o Brasil em apoio ao governo, ao ministro Sergio Moro, à Operação Lava-Jato e à reforma da Previdência.

Denunciados por usuários da rede social, os posts que trazem a imagem manipulada foram marcados por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona). Ao todo, essas publicações já acumulam cerca de 2.000 compartilhamentos.


FALSO

Desde domingo (30), uma imagem que mostra uma manifestante segurando um cartaz com os dizeres “Sérgio Moro é bom pra burro!” tem sido replicada em posts nas redes sociais. A foto, no entanto, foi manipulada digitalmente: na original, tirada por Nelson Almeida, da AFP, o cartaz traz os dizeres “Presidente, estamos com você”.

O registro também não foi feito nos protestos do último domingo (30), mas durante manifestação também pró-governo no dia 26 de maio, em São Paulo.

Esta montagem também foi checada pela Agência Lupa.

Referências:

1. G1
2. Deutsche Welle


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.