Aos Fatos

Mais uma corrente falseia resultados de pesquisas eleitorais

Por Luiz Fernando Menezes

28 de outubro de 2018, 17h10


Acompanhada da mensagem “#NãoAceitamosFraudes”, uma imagem falseia os números de cinco pesquisas eleitorais para sugerir que não há nenhuma chance de Jair Bolsonaro (PSL) não ganhar as eleições.

A peça, que nada mais é do que um print de uma conversa do WhatsApp com um filtro em cima, inventa números de algumas pesquisas, utiliza resultados velhos de outra e até inventa pesquisas.

A imagem foi publicada por perfis pessoais e já acumula mais de 40 mil compartilhamentos. O conteúdo foi denunciado por usuários do Facebook e classificadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Ibope: Bolsonaro 57% Haddad 43%; Band News: Bolsonaro 73% Haddad 27%; Paraná Pesquisas: Bolsonaro 61%, Haddad 39,1%; Record News: 74%, Haddad 16%; BTG Pactual: Bolsonaro 63%, Haddad 37%.

Está circulando pelas redes sociais uma imagem com números de cinco “pesquisas eleitorais” — Ibope, BandNews, Paraná Pesquisas, Record News e BTG Pactual — para sugerir que não há chances de Fernando Haddad ganhar as eleições sem algum tipo de fraude. A imagem, no entanto, não traz nenhum dado correto: ou utiliza números antigos ou inventa pesquisas e resultados.

Na última pesquisa Ibope, publicada ontem (27), Bolsonaro contabilizava 54% dos votos válidos, contra 46% de Haddad. Os números da imagem (57% a 43%) são de pesquisa eleitoral mais antiga feita pelo Ibope e publicada no dia 23.

A última pesquisa Paraná Pesquisas, divulgada no dia 26, foi a que trouxe os melhores dados para Bolsonaro: o deputado apareceu com 60,6% dos votos válidos, contra 39,4% do ex-prefeito de São Paulo. Os números são ligeiramente diferente dos que aparecem na imagem.

Já em relação à pesquisa do Instituto FSB Pesquisas, por encomenda do BTG Pactual, o número está próximo, mas ainda está incorreto. Publicada no dia 22, trazia Bolsonaro com 60% dos votos válidos contra 40% de Haddad. Esse não é o primeiro boato com o nome da pesquisa. Aos Fatos checou uma outra história falsa envolvendo q pesquisa do BTG Pactual neste final de semana.

Não existem pesquisas eleitorais realizadas pela BandNews ou pela Record News. Em relação à primeira, há apenas o Índice Eleitoral Band Eleições 2018, um levantamento das pesquisas de intenção de voto produzido pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). Em sua última atualização, feita no dia 26, Bolsonaro aparecia com 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad. Na imagem que circula nas redes sociais, as intenções de voto em Bolsonaro estão muito acima do que o realmente registrou a pesquisa.

A Record, por sua vez, encomendou uma pesquisa da RealTime Big Data, que foi publicada ontem (27). Nela, o candidato do PSL aparecida com 55% dos votos válidos, contra 45% do petista, intenções de votos diferentes da apresentada na image.