Aos Fatos

Lula não estava bêbado nem urinou na calça em Davos; boato sobre foto de 2009 ressurge nas redes

Por Luiz Fernando Menezes

24 de janeiro de 2019, 18h22


Uma montagem engana ao afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria discursado bêbado e urinado na própria calça em sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 2003. Na verdade, a foto usada nas publicações é de 2009 e foi feita durante um evento em Brasília.

Desde aquela época, essa imagem tem sido usada em boatos que acusam Lula de embriaguez e apontam uma sombra na calça do petista como prova de que ele havia urinado em si mesmo. Nada disso, porém, provou-se verdadeiro. Agora, a notícia falsa foi repaginada para se contrapor às críticas ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Suíça na última terça-feira (22).

Publicações com a montagem enganosa estão em diversos perfis pessoais no Facebook. Somente uma delas já acumulava mais de 13 mil compartilhamentos nesta quinta-feira (24). As que restaram foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

No Twitter, a montagem falsa foi compartilhada pelo músico Roger Moreira, da banda Ultraje a rigor, e já tem mais de 1.500 retweets.


FALSO

Lula dá vexame na Suíça, fica bêbado, se mija todo e os assessores tiveram que o levar discretamente embora para o hotel. Ministra [Dilma] fica profundamente envergonhada.

Dias após o presidente Jair Bolsonaro discursar em Davos, começou a circular nas redes sociais uma montagem com foto dos ex-presidente Lula e Dilma Rousseff (PT) apontando falsamente a situação como o discurso do petista em Davos em janeiro de 2003.

O primeiro erro está na origem da imagem. Em busca reversa com a ferramenta TinEye, Aos Fatos verificou que a foto usada pela montagem não é do discurso de Lula em Davos em 2003, mas sim de 2009, numa cerimônia em Brasília em que o ex-presidente estava com Dilma, então ministra da Casa Civil, e a ex-primeira dama Marisa Letícia. Segundo retrospectiva do BOL, naquela ocasião, Lula brincava com a plateia, que era formada em boa parte por crianças. A imagem foi retratada por Wilson Dias, repórter fotográfico da Agência Brasil.

Outro erro é o cargo de Dilma na época. A ex-presidente ocupou o cargo de ministra da Casa Civil de junho de 2005 a março de 2010. Em janeiro de 2003, quando Lula participou do Fórum em Davos, Dilma era ministra de Minas e Energia.

A cobertura da imprensa da passagem de Lula por Davos em 2003 também não registrou qualquer impressão de embriaguez durante o discurso do ex-presidente, que propôs um pacto pela erradição da fome e da pobreza no mundo.

Além disso, a menção ao xixi nas calças da imagem analisada remonta a um boato publicado por diversos sites e blogs entre 2009 e 2011, principalmente, e que exploram uma sombra que há na foto. Segundo eles, a foto teria sido publicada em um jornal americano (alguns citam o LA Times) com a legenda: “Trata-se do presidente brasileiro, muitas vezes bêbado fazendo alguns gestos e mijando nas calças mesmo. (Em círculo) O assento da senhora ao lado dele é o sua candidata para este ano eleitoral. Ela parece envergonhada. Este é o homem que quer ser da ONU secretário-geral e intermediar acordo nuclear e outros negócios com o Irã”.

Aos Fatos não encontrou a foto com a legenda em inglês em nenhum jornal ou site americano, apenas no blog New Bulletin Board. A publicação foi feita por Hugo Caldas que, segundo o próprio perfil no Blogger, é paraibano.