🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não é o dono do jornal 'Folha de S.Paulo'

Por Alexandre Aragão

6 de novembro de 2018, 11h10

O jornal Folha de S.Paulo não pertence ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação falsa aparece em uma imagem que viralizou no Facebook e no WhatsApp desde o fim de semana. Documentos na Junta Comercial de São Paulo consultados por Aos Fatos mostram que membros da família Frias são os únicos acionistas da empresa.

A própria Folha de S.Paulo desmentiu a informação, em texto publicado em seu site, e disse que “a Folha é editada pela Empresa Folha da Manhã S.A., que pertence 100% à família Frias de Oliveira”. Denunciada por usuários do Facebook, a imagem que atribui a empresa a Lula teve ao menos 4.000 compartilhamentos até o início da tarde desta terça-feira (6) e foi marcada por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de checagem da rede social (entenda como funciona).

Confira abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Lula detém 52% das ações da 'Folha de S.Paulo'

A verdade é que membros da família Frias são os únicos acionistas da empresa. No registro mais recente sobre a consolidação do capital social da Empresa Folha da Manhã S.A., registrado na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), consta que "o capital social subscrito e integralizado (100% das ações) é composto de ações preferenciais, todas nominativas e sem valor nominal, as quais são detidas direta ou indiretamente por pessoa jurídica e por pessoas físicas, brasileiras natas, ou naturalizadas há mais de 10 anos, abaixo qualificadas: Larimus Participações, Luis Frias e Octavio Frias de Oliveira Filho”. Veja uma reprodução nesta imagem (informações pessoais foram borradas).

A empresa Larimus Participações, por sua vez, também é controlada pela família Frias, por meio de outra companhia, chamada Folha Participações S.A., conforme este documento registrado na Jucesp.

Em 21 de agosto, o diretor de Redação da Folha de S.Paulo desde os anos 1980, Otavio Frias Filho, morreu aos 61 anos vítima de um câncer. Ele foi sucedido no cargo pela irmã, a jornalista Maria Cristina Frias, que assina a coluna Mercado Aberto e é também uma das donas do jornal.

No texto em que desmente a informação falsa de que Lula seria dono do jornal, a Folha de S.Paulo afirma que “foi comprada em 1962 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho”. “Em 1991, os dois sócios se separaram, e a família Frias tornou-se a única proprietária da empresa.”


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.