🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Jatinho, iate e veículo de corrida que aparecem em montagem não são de filho de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

19 de setembro de 2019, 12h25

É falsa a informação de que um dos filhos do ex-presidente Lula seria dono de um avião, um iate e um carro de luxo, como afirma peça de desinformação que circula nas redes (veja aqui). O iate que aparece na imagem que acompanha a publicação é propriedade de um empresário britânico, e as fotos do jato executivo e do carro foram criadas digitalmente: a primeira é uma produção digital de um fotógrafo; a segunda é uma imagem do jogo de PlayStation 4 Gran Turismo.

As três imagens compõem uma peça de desinformação que circula no Facebook desde o começo da semana e acumula, até a tarde desta quinta-feira (19), mais de 5.000 compartilhamentos. Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Publicação que circula nas redes sociais traz uma montagem das imagens de três veículos de luxo que seriam de um dos filhos do ex-presidente Lula. No entanto, a informação é falsa. As mesmas três imagens foram publicadas originalmente pelo perfil no Instagram @theyatchmogul, que publica fotos de veículos luxuosos, principalmente iates e navios.

O iate que aparece na imagem não é brasileiro: chamado Ability, ele tem registro em Malta, conforme é possível ver no Marine Traffic, e seu dono é Andreas Panayiotou, fundador do Grupo Ability, companhia britânica.

A foto do jatinho aparece em uma montagem feita pelo fotógrafo Ilya Nodia que traz uma representação de um jato executivo da Bombardier Global. O processo de edição da imagem, onde é possível ver o avião sendo produzido digitalmente, também foi publicado por Nodia em seu perfil no Instagram. Aos Fatos não encontrou nenhuma informação de que Lula ou algum de seus filhos tenha um modelo do tipo. No Brasil, o empresário Luciano Hang possui um exemplar da aeronave, que é avaliada em R$ 250 milhões.

A imagem do carro, por sua vez, foi feita digitalmente para o jogo de corrida de PlayStation 4 Gran Turismo e aparece na galeria da comunidade que reúne usuários do jogo. Trata-se de um Bugatti VGT (Vision Grand Turismo), conceito virtual criado especialmente para o Gran Turismo. Um modelo do carro chegou a ser produzido e foi comprado pelo príncipe Badr bin Saud, da Arábia Saudita.

Referências:

1. Marine Traffic
2. NSC Total
3. Site oficial do Gran Turismo
4. Engadget
5. The Drive

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.